Brasil tem 100 mil testes de coronavírus ainda não contabilizados, diz Ministério da Saúde

image_pdfimage_print

Pessoa é testada para coronavírus em Brasília (Foto:Ueslei Marcelino / Reuters)

Não é possível estimar quantos dos cerca de 100 mil testes ainda não enviados ao MS terão resultado positivo

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que ainda aguarda o envio dos resultados de cerca de 100 mil testes de covid-19 realizados por laboratórios particulares de todo o país, o que pode impactar enormemente no número de casos confirmados da doença.

Até o momento o Brasil tem 114.715 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com dados divulgados nesta terça pelo ministério, com 7.921 óbitos.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, disse que não é possível estimar quantos dos cerca de 100 mil testes ainda não enviados ao ministério terão resultado positivo, e acrescentou que o envio é de responsabilidade dos laboratórios, de acordo com a legislação.

“Não sei precisar desses 100 mil quantos são positivos. Isso é de responsabilidade da instituição e não do ministério”, afirmou o secretário em entrevista coletiva.

Além dos testes realizados nos laboratórios particulares, o Brasil tinha até domingo outros 90 mil testes aguardando resultado, segundo Wanderson. O secretário informou que esse número vai diminuir nos próximos dias, uma vez que laboratórios do Ministério da Agricultura e das Forças Armadas também estão realizando exames de covid-19.

Wanderson informou ainda que o governo federal já enviou aos Estados 1,6 milhão de testes moleculares e mais 3,4 milhões de testes rápidos, de um total de 46 milhões de testes para coronavírus.

“Nós testaremos 12% da população brasileira, é muito maior do que muitos países estão fazendo, e esse processo está se aprimorando”, afirmou. “O Brasil está testando muito, não dá para dizer que não estamos testando.”

Por:Reuters

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: