Câmara escolhe novo presidente – A disputa será entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF)

image_pdfimage_print

Os deputados escolhem nesta quarta-feira (13) o novo presidente da Câmara. A eleição será para um “mandato-tampão”, motivada pela renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa na semana passada.
Nenhum candidato alcançou mais de 257 votos e a votação vai para o segundo turno. A disputa será entre Rodrigo Maia (DEM-RJ), que teve 120 votos, e Rogério Rosso (PSD-DF), que teve 106 votos.

Confira o placar da eleição para a presidência da Câmara em primeiro turno:

Rodrigo Maia (DEM-RJ) – 120 votos
Rogério Rosso (PSD-DF) – 106 votos
Marcelo Castro (PMDB-PI) – 70
Giacobo (PR-PR) – 59
Espiridião Amin (PP-SC) – 36
Erundina (PSOL-SP) – 22
Fábio Ramalho (PMDB-MG) – 18
Orlando Silva (PCdoB-SP) – 16
Cristiane Brasil (PTB-RJ) – 13
Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) – 13
Carlos Manato (SD-ES) – 10
Miro Teixeira (REDE-RJ) – 6
Evair Vieria de Melo (PV-ES) – 5

Maia tem o apoio de PPS, PSB e PSDB. Rosso conversou com PTB, PP e PRB, que tinham candidatos próprios no primeiro turno, em busca de apoio na segunda parte disputa.Ambos eram considerados favoritos desde o início das campanhas.
A previsão é de que o segundo torne comece às 22h50, depois de uma hora de intervalo.
Afastado das atividades parlamentares pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de agir contra a Operação Lava Jato, Cunha também é alvo de pedido de cassação na Câmara acusado de ter mentido à CPI da Petrobras sobre a propriedade de contas no exterior.
Desde que se afastou do cargo, a Câmara é presidida interinamente por Waldir Maranhão (PP-MA). Com a renúncia do peemedebista, porém, o cargo passou a ficar vago, por isso será realizado um novo pleito.
O vencedor irá presidir a Casa apenas até fevereiro de 2017, quando um novo presidente será escolhido para o mandato de dois anos.
Quatorze deputados se inscreveram para a disputa.
Prevista inicialmente para 16h (de Brasília), a eleição chegou a ser remarcada para 19h e, depois, teve o horário alterado novamente, para as 17h30.
Entretanto, foi apenas perto das 18h30 que o quórum de 257 deputados presentes foi atingido e o rito da eleição se iniciou.
Por Uol
https://youtu.be/rxVcDjusSqk

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: