Cheia em Marabá atinge 4 mil famílias; carneiros e outros animais são resgatados de barco na região

image_pdfimage_print

Animais estão sendo levados para áreas menos alagadas — Foto: Jhone Freires/TV Liberal

Agricultura também é afetada na região sudeste do Pará por causa das chuvas intensas. Situação é mais crítica em Marabá, onde milhares de famílias são atingidas.

As chuvas intensas na região sudeste do Pará já impactam na agropecuária, além dos alagamentos em ruas e casas submersas. Animais de áreas rurais estão sendo resgatados. Em um dos resgates, 10 carneiros foram transportados de lancha.

Em Marabá, animais domésticos, além de rurais, estão sendo retirados de áreas alagadas com auxílio dos bombeiros. O mesmo ocorre em outras cidades. O prejuízo ainda é contabilizado. Alguns produtores esperam os níveis dos rios baixarem para verificar se conseguem reaproveitar parte da colheita.

Em Bom Jesus do Tocantins, a 70 km de Marabá, a cheia afeta agricultores e fazendeiros. O município é um dos maiores produtores de milho e banana da região, e plantações inteiras estão debaixo d’água.

De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais do município, mias de 150 famílias foram atingidas na região, além de animais estarem ilhados. Eles também tentam fugir da enchente. Os que não conseguem, são encontrados mortos às margens dos lagos.

“O que morreu de gado aí, porco, galinha, tudo””, diz o agricultor José da Silva, um dos atingidos.

O resgate destes animais está sendo feito em pequenas lanchas. Eles são amarrados e levados para áreas mais secas, já que os pastos viraram extensão do rio. O município de Bom Jesus de Tocantins, assim como Marabá, decretou situação de emergência.

Famílias atingidas em Marabá

A situação das cheias é mais crítica em Marabá. Segundo a Defesa Civil Municipal, nesta quinta-feira (20) são 4.097 famílias atingidas , sendo que 738 estão nos abrigos e 2.276 desalojadas; os demais são famílias ribeirinhas ou que estão ilhadas no segundo piso de suas casas.

A Defesa Civil e bombeiros reforçam o apelo para que essas pessoas deixem suas casas. Os bombeiros, Exército e outras autoridades tem transportado essas pessoas de barco para abrigos.

O rio, que chegou a mais 13 metros esta semana, baixou 3 centímetros, e está em 13,06 nesta quinta-feira (20). Barracões montados nas proximidades da orla da cidade já são ameaçados pela enchente.

Mais alimentos são distribuídos no Centro Regional do Governo do Estado em Marabá e continua o cadastro de famílias para recebimento de auxílio de um salário mínimo. O cadastro é feito pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários.

Jornal Folha do Progresso em 20/01/2022/17:36:19

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: