Coronavírus: com muitos agentes em grupo de risco, Ibama reduz fiscalização

image_pdfimage_print

Desmatamento na Floresta Nacional Jamanxim, próximo a Novo Progresso (PA) Foto: Amanda Perobelli/Reuters
BRASÍLIA — O Brasil reduzirá os esforços para combater crimes ambientais durante o surto de coronavírus, apesar das preocupações de que uma proteção reduzida possa levar a um aumento no desmatamento, disseram fontes do Ibama à Reuters.
O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Azevedo, disse que a pandemia deixou poucas opções à agência ambiental, a não ser enviar menos funcionários para o campo por causa do vírus altamente contagioso.

Azevedo estimou que um terço dos agentes de campo do Ibama tem quase 60 anos ou tem condições médicas que os colocam em maior risco de sintomas graves do vírus. O Ibama não contrata novos agentes há anos devido a cortes orçamentários do governo e seu contingente está envelhecendo rapidamente.
— Não há como você pegar essas pessoas em risco e expô-las ao vírus — disse Azevedo. — Não há escolha entre uma coisa e outra. É uma obrigação.
Duas fontes do Ibama, que não estavam autorizadas a falar com a mídia, reveleram que os agentes que vão a campo estão preocupados com sua própria saúde e com o risco de espalhar o coronavírus nas regiões rurais em que operam.
Especialistas em desmatamento disseram que, embora as preocupações com a saúde devam ser uma prioridade, as restrições impostas ao Ibama podem ter graves consequências ambientais.
— Obviamente o enfraquecimento da fiscalização pode resultar em um risco maior de desmatamento — disse o economista ambiental Sergio Margulis, autor de um artigo sobre o desflorestamento na Amazônia.
Desde o início do governo Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019, a Amazônia registrou um avanço do desmatamento e de incêndios. O presidente foi acusado em protestos globais de encorajar atividades ilegais na terra, como a grilagem e a extração irregular de madeira.

FONTE:Reuters  Publicado Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: