Despacho” em encruzilhada assusta moradores do Industrial em Novo Progresso

image_pdfimage_print

Foto: Jornal Folha do Progreso | Uma cabeça de animal, garrafas de cachaça, vinho, cervejas, velas e muitas frutas.

Na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, moradores da rua principal, em uma encruzilhada, se assustaram ao acordar e se deparar com uma cabeça de animal e ao lado muitas garrafas de cachaça, vinhos e cervejas e uma vela bem no meio da rua. Esse tipo de situação é conhecido como “Despacho” na umbanda, que é a realização de oferendas depositadas , em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos, como foi o caso), além de cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares.

“Esse tipo de atividade era comum antigamente, mas isso há uns dez anos. Hoje em dia, não vemos mais esse tipo de atividade e hoje, ao acordar, ver uma cena dessas, de um animal morto, nas proximidades da minha casa é uma coisa chocante. Tenho crianças em casa e estou poupando que elas vejam a cena, porém, ninguém quer chegar no local e retirar os objetos, pois temem que algo aconteça, é lamentável”, disse ao Jornal Folha do Progresso uma dona de casa, moradora da rua principal, que preferiu não se identificar. Outra pessoa que passava pelo local afirmou que a ação foi feita por moradores da localidade e que por isso não querem falar no assunto.

Conforme normas dos Centros de Umbanda tradicionais os adeptos da umbanda, ao realizarem esse tipo de atividade, devem escolher locais próprios e que evitem deixar as oferendas para trás. A orientação é que ao serem realizados os trabalhos, os religiosos enterre o animal, retire as garrafas, os tecidos, tudo o que vai levar mais tempo para a natureza agregar”.

VÍDEO:

Fonte: Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/12/2024/08:03:18

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: