Em Altamira, Operação da PF combate extração ilegal de minério às margens do rio Xingu

image_pdfimage_print

Policiais federais na ação contra extração ilegal de minério no Rio Xingu (Foto: Divulgação)

Foram destruídos balsas e motores utilizados no crime

Como resultado da Operação Ardenti Navicula, da Polícia Federal no município de Altamira, no do Pará, de combate à extração ilegal de minério às margens do Rio Xingu, na sexta-feira (14), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, com ênfase na inutilização do material usado no crime e na punição dos infratores.

Foram destruídos uma balsa, seis motores e duas dragas, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 380 mil para os criminosos. Ninguém foi preso. Dez policiais atuaram na operação.

As balsas e motores inutilizados eram utilizados na extração ilegal de minério, o que causa danos irreversíveis ao meio ambiente e prejudica todo o ecossistema amazônico. Além disso, ameaça espécies de animais que só existem no local, como é o caso do Acari Zebra, um peixe vítima de contrabando internacional.
Combate

Um exemplo recente da destruição causada pelo garimpo foi a contaminação com mercúrio em rios da terra Yanomami, a ponto de adoecer indígenas e ribeirinhos. Operações contra extração mineral ilegal buscam prevenir esses prejuízos e proteger o meio ambiente.

O nome da operação, Ardenti Navicula, significa “balsa em chamas” em latim, uma referência às embarcações destruídas.

 

Fonte O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/07/2023/10:15:58

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: