Estudante paraense que ajudou a identificar asteroide fala sobre participar de projeto da Nasa: ‘experiência incrível’

image_pdfimage_print

Novos asteroides são descobertos por alunos de escola pública do Pará durante programa da NASA — Foto: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Honorato Filgueiras, em Mosqueiro, foram convidados a apresentarem detalhes da pesquisa nos Estados Unidos. Veja vídeo com um dos alunos participantes do projeto.

Após a detecção de um asteroide por alunos da Escola Estadual Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro, em Belém, a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) entrou em contato e convidou os alunos para apresentarem mais detalhes da pesquisa nos Estados Unidos. Um dos estudantes participantes do projeto, Victor Moisés, contou ao g1 como foi a experiência do projeto.

“Estou muito feliz, nunca pensei. A experiência foi incrível, vai estar sempre no meu coração”, afirmou – veja no vídeo abaixo.

Victor está no 1º ano do Ensino Médio e conta que nunca imaginou passar por uma experiência dessa e que todos os envolvidos precisaram se esforçar para identificar o asteroide, inicialmente chamado de “LUI0005”.

“No ‘Caça Esteróide’ não é só olhar as fotos, é ver ponto por ponto, analisar quatro imagens onde ele aparecia. É um trabalho muito cuidadoso”, comenta o estudante.
O achado foi feito por seis alunos do ensino médio durante análise de imagens captadas por um telescópio da Universidade do Havaí, no programa “Caça Asteroides”, da NASA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal.

O estudo foi coordenado pelo professor Hélio Júnior, depois dos alunos receberem 24 pacotes de imagens, onde conseguiram identificar diversas matérias espaciais, incluindo a confirmação de um novo asteroide.

Novos asteroides são descobertos por alunos de escola pública do Pará durante programa da Nasa — Foto: Divulgação
Novos asteroides são descobertos por alunos de escola pública do Pará durante programa da Nasa — Foto: Divulgação

Um dos principais objetivos do programa é identificar corpos celestes que representem riscos potenciais para o planeta terra, além de incentivar alunos para o ramo da ciência e tecnologia.

O convite para os alunos foi divulgado na tarde de terça-feira (4), nas redes sociais do Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Fonte: Lissa de Alexandria, g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/07/2023/16:40:14

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: