Falta de sinalização e bom senso aumenta risco de acidente na rotatória da jamanxim

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Rotatória que deveria facilitar o fluxo de trânsito de duas avenidas, tem sido palco de muitos acidentes causados a maior parte das vezes por motoristas imprudentes.

Para especialista em sinalização e trânsito somente a placa não resolve é necessário as faixas para ajudar evitar acidentes.

Na única rotatória da cidade existe placas de PARE em todos os sentidos, para o chefe de transito do município naquele local não existe via preferencial, avenida jamanxim e Brasil estão sinalizadas com ROTATÓRIA e PARE.

Além da falta de sinalização adequada (Faixas) , a falta de bom senso dos motoristas que passam pela rotatória no entroncamento da Jamanxim com Avenida Brasil no centro de Novo Progresso,  tem sido motivo de críticas por parte da população. Rotatória que deveria facilitar o fluxo de trânsito de duas avenidas tem sido palco de muitos acidentes causados a maior parte das vezes por motoristas imprudentes. Para muitos motoristas avenida Jamanxim seria PREFERENCIAL.

Rotatória Avenida Brasil com jamanxim
Rotatória Avenida Brasil com jamanxim

O que pudemos constatar com os diversos acidentes naquele local, que geralmente são causados devido à falta de atenção dos motoristas que vem em velocidade mais alta pela avenida Jamanxim, ao entrar na rotatória muitas vezes são abordados por outros veículos ou vice versa, que não respeitam e termina em acidente.

O técnico em refrigeração Nei Dias, procurou a reportagem do Jornal Folha do Progresso para criticar a situação do trânsito naquele local. Antes o trafego era normal ali, agora me deparei com uma sinalização esquisita naquele local, colocaram uma placa PARE e ao mesmo tempo a rotatória, agora eu tenho que parar e esperar? O correto ali seria uma sinalização no asfalto para chamar atenção – rotatória é preferencial para quem está na Jamanxim , em minha opinião esta sinalização vai dar mais confusão, disse.

Outro dia  ao entrar na rotatória quase foi atingido por outro veículo que surgiu da avenida Brasil e que cortou a sua frente para entrar na rotatória, por pouco, não causando um acidente.

“A sinalização básica da rotatória ainda não existe aqui (Faixas) , mas se tem acidente é porque não está funcionando. O ideal é ter semáforo para as pessoas realmente pararem, mas não há necessidade disso aqui. Se tivesse como chamar mais a atenção para que as pessoas respeitassem a sinalização e principalmente o bom senso dos motoristas na hora de entrar na rotatória, tenho certeza que esses problemas diminuiriam”, termina.

Projeto Rotatoria (Imagem ilustrativa)
Projeto Rotatoria (Imagem ilustrativa)

Regras de Circulação em Rotatórias

Guarda Municipal orienta sobre as regras de circulação em rotatórias

Rotatória normalmente  e inseridas em áreas de cruzamentos, garantindo a fluidez dos veículos sem a necessidade de espera dos semáforos. Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem.

Em algumas rotatórias menores, os motoristas precisam esperar grandes filas de veículos para entrar no sentido circular. Em geral, aqueles que estão na via mais movimentada passam adiante, enquanto aqueles que vêm de uma via menos movimentada aguardam uma brecha para fazer a conversão.

Mas, afinal, como garantir a correta utilização da rotatória? O simples cumprimento da sinalização por parte dos condutores já seria suficiente para resolver esses pequenos embates de preferência. Praticamente na única rotatória da cidade possui uma placa de “Pare” em frente a cada um dos entroncamentos.

“A placa ‘Pare’ é obrigatória. Se cada um dos motoristas respeitasse a sinalização, todos os sentidos da rotatória fluiriam igualmente, como deve ser. É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima, prevê multa e o acréscimo de sete pontos na CNH”, alerta o inspetor de trânsito consultado pelo Jornal Folha do Progresso.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação na mesma.

Placas de Transito do Brasil
Placas de Transito do Brasil

Regra de circulação

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. O inspetor Medeiros lembra que a regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse.

“Temos as leis para gerir a circulação do trânsito, mas nem todas as situações podem ser resolvidas somente pela regra. Cabe ao motorista ser gentil e ceder a passagem para aquele que estiver à sua direita. Assim que o primeiro veículo entrar na rotatória a regra já poderá ser aplicada, conforme determina o CTB”, explica o inspetor.

Seta

Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa, como é o caso da rotatória da jamanxim , onde não existe as faixas mas o rolamento comportam até dois veículos.

Faixa de pedestre

O inspetor lembra ainda a importância do respeito à faixa de pedestre, sobretudo nesta  rotatória que não tem sinalização para eles. “Nesta rotatória, por haver menos espaço, a circulação de veículos é dificultada. Por outro lado, a importância das faixas principalmente para sinalizar o acesso a ser percorrido pelos pedestres, por isso, o respeito ao pedestre deve sempre prevalecer. Deixar de dar a preferência ao pedestre na faixa também é uma infração grave e prevê multa e cinco pontos na CNH”. (Inspetor de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória-ES Bruno Medeiros Loureiro.)

Por Jornal Folha do Progresso (foto Jailson Rosa para Jornal Folha do Progresso)
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