Foragido da justiça que matou a companheira, em Belém, é condenado a 26 anos de prisão
Amanda Santos Silva foi assassinada no dia 9 de agosto de 2020, no conjunto Tenoné, distrito de Icoaraci, em Belém. O assassino confesso, Anderson Gabriel Moreira Franco, foi preso dois anos depois, durante uma operação da Polícia Civil. (Foto:Reprodução/ Redes sociais).
Segundo o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), a pena deverá ser cumprida em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade
A Justiça do Pará condenou, nesta segunda-feira (13), Anderson Gabriel Moreira Franco a 26 anos de prisão pela morte da própria companheira, Amanda Santos Silva. O assassinato aconteceu no dia 9 de agosto de 2020, no conjunto Tenoné, distrito de Icoaraci, em Belém. Na época, a família da vítima afirmou que o crime foi passional. O acusado foi preso dois anos depois. Nesta segunda-feira, a sentença foi proferida pelo juiz Edmar Pereira, da 1ª Vara do Júri de Belém. Segundo o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), a pena deverá ser cumprida em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade.
Durante a manhã, foram ouvidas cinco testemunhas arroladas pela promotoria de justiça. Entre elas uma tia do réu. A mulher relatou que, quando adolescente, o acusado agredia a própria irmã e que chegou a passar uma colher quente na barriga de um primo, uma criança de idade não informada. Na sequência, foi ouvida uma testemunha de defesa do réu. Não há detalhes sobre o depoimento.
Segundo o TJPA, a acusação sustentou a tese de homicídio qualificado por motivo fútil, por uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e por feminicídio. Após manifestação da defesa do acusado e votação dos jurados pela condenação de Anderson, a pena base aplicada foi de 28 anos. Houve redução em dois anos porque o réu confessou o crime, sendo por fim fixada em 26 anos em regime fechado.
Como foi o crime?
Amanda Santos Silva foi assassinada no dia 9 de agosto de 2020, no conjunto Tenoné, distrito de Icoaraci, em Belém. O assassino confesso, Anderson Gabriel Moreira Franco, foi preso dois anos depois, durante uma operação da Polícia Civil. Ele foi localizado em sua residência, no bairro da Pedreira, e levado à Seccional Urbana da Sacramenta.
Na época, chamou a atenção o fato de Anderson ter telefonado para a mãe da vítima avisando do homicídio e a mandando ir buscar o corpo. Ele também confessou o crime ao prestar depoimento na delegacia, mas foi liberado na época. O rapaz já tinha histórico de agressão a outra mulher. A família de Amanda também relatou, na época, que ela apresentava hematomas no corpo, resultantes de possíveis agressões do jovem. Logo após a morte da jovem, a casa em que a família dele vivia foi trancada e todos se evadiram do local.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/11/2023/09:07:16
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com