Garimpo ilegal é desativado em parque estadual e equipamentos são destruído em MT

image_pdfimage_print

Garimpo funcionava dentro do Parque Estadual Igarapés — Foto: Sema-MT

Uma equipe do Ciopaer sobrevoou a área e identificou 12 pessoas em atividade ilegal de garimpo.

Um garimpo ilegal que funcionava dentro do Parque Estadual Igarapés, em Juruena, a 893 km de Cuiabá, foi desativado durante uma operação contra crimes ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), na última sexta-feira (23).

De acordo com a secretaria, o garimpo foi descoberto após uma denúncia anônima.

Uma equipe do Ciopaer sobrevoou a área e identificou 12 pessoas em atividade ilegal de garimpo.

No local, foram destruídos seis motores estacionários, uma moto, e barracos de lona utilizados como abrigo pelos suspeitos.

O Parque Estadual Igarapés do Juruena é uma Unidade de Conservação de preservação permanente.

A área está localizada no extremo norte do estado, com a maioria da sua área de 227 mil hectares do Bioma Amazônia.
pc
Polícia encontrou maquinários em funcionamento dentro de garimpo ilegal em Juruena em 2017 — Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria

Atividade recorrente

Em 2017, no mesmo local, duas pessoas foram presas trabalhando no garimpo clandestino.

No momento da chegada das equipes foram encontrados um trator tipo escavadeira e dois motores em pleno funcionamento. Ainda no local, foram apreendidos uma pistola 380 e 33 munições do mesmo calibre, que estavam escondidos debaixo de um colchão e uma espingarda calibre 36, além de porções de ouro, dinheiro e ferramentas utilizadas na extração de minérios.

Durante os trabalhos, um dos suspeitos se apresentou como dono do garimpo e outro disse ser proprietário do trator que estava em funcionamento do local. Ele disse que a máquina estava no garimpo há aproximadamente 20 dias, emprestada para o dono do garimpo fazer escavação no local.

Por G1 MT

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: