Governo de MT decreta emergência ambiental por 6 meses e adianta período proibitivo de queimadas

image_pdfimage_print

Seca aumenta chances de queimadas registradas em 2020 se repetirem neste ano — Foto: Corpo de Bombeiros

Medida é preventiva por causa da alta probabilidade de ocorrência de incêndios florestais com o início do período de estiagem, a partir deste mês.

O governo de Mato Grosso decretou emergência ambiental, entre os meses de maio e novembro, e adiantou o período proibitivo de queimadas na zona rural em todo o estado. Na zona urbana, as queimadas são proibidas o ano todo. A medida de regulamentação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (18).

A medida é preventiva por causa da alta probabilidade de ocorrência de incêndios florestais com o início do período de estiagem, a partir deste mês.

Mato grosso já é o estado com maior número de focos de calor no país até agora, com 2.661 focos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O decreto de emergência vai possibilitar a contratação imediata de 100 brigadistas temporários para auxiliar as forças de segurança no combate aos incêndios florestais.

Com a determinação, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais entre os dias 1º de julho a 30 de outubro.

fogo

Bombeiros se preparam para período de queimadas — Foto: Asscom/Bombeiros

Por G1 MT

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: