Hackers receberam mais de 1 milhão de dólares para desbloquear iPhone”

image_pdfimage_print

O Departamento de Justiça dos EUA disse em março que desbloqueou o iPhone de um dos atiradores de San Bernardino com a ajuda de uma terceira parte não identificada e desistiu do caso contra a Apple, encerrando uma diputa legal, mas deixando o debate sobre criptografia sem desfecho.

To learn how you can use Content.ad to drive visitors to your content or add this service to your site, please contact us at info@content.ad.

O FBI pagou um um valor recorde, superior a um milhão e trezentos mil dólares, a um grupo de “hackers” profissionais para aceder ao conteúdo do iPhone de um dos responsáveis pelo tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, que se saldou em 14 mortos em dezembro passado.

Apesar de a quantia exacta continuar a ser um segredo de Estado, foi o próprio director do FBI, James Comey, quem fixou um limite mínimo, durante uma conferência sobre segurança organizada pelo Instituto Aspen em Londres. Apesar de não dar informações diretas, o diretor afirmou que “o valor foi alto”. De acordo com a Reuters, o gasto do equivalente americano à Polícia Federal deve ultrapassar US$ 1,3 milhão, no maior valor abertamente já investido em um hack. “Mais do que eu ganharei no período que me resta neste trabalho, que são sete anos e quatro meses”, respondeu Comey ao ser perguntado sobre quanto foi pago pela tecnologia que permitiu o desbloqueio do iPhone.

O salário do diretor do FBI é público e chega a US$ 181.

A tentativa do FBI de ter acesso aos dados do celular do atirador gerou uma longa briga judicial entre a Apple e a agência de inteligência. Foi um trabalho complexo por causa do dispositivo de segurança da Apple, se o usuário colocar a senha errada mais de dez vezes, os dados do aparelho são apagados automaticamente.

A empresa alegava que, colaborando com as autoridades, estaria a pôr em risco a privacidade de todos os seus dispositivos.

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: