Homem é internado em estado grave com leptospirose após comer manga caída no chão

image_pdfimage_print

Motorista Roberto Luis de Lima, de 53 anos, foi hospitalizado por quase 20 dias, teve paralisia em um dos rins e precisou de hemodiálise

Um caminhoneiro de 53 anos foi internado em estado grave após comer uma manga caída no chão. Roberto Luis de Lima ficou quase vinte dias hospitalizado, teve paralisia em um dos rins e precisou de hemodiálise. Ele foi diagnosticado com uma forma evoluída da leptospirose — a Síndrome de Weil, quando a doença atinge mais fortemente o fígado e os rins.

Os primeiros sintomas – febre, dores musculares e vômito – começaram depois que Roberto Luis de Lima pegou a fruta do chão na beira de uma estrada, quando voltava para casa, em Santos (SP), em 7 de dezembro. Ele descascou e comeu a manga sem fazer a higienização.

Inicialmente, a suspeita era de dengue. Porém, o tratamento não fazia efeito. Alguns dias depois, o caminhoneiro foi internado com infecção renal aguda e princípio de icterícia — a pele amarelada indicava problemas no fígado – e os médicos começaram a suspeitar de leptospirose. Foi quando o paciente recordou do episódio com a fruta que ele pegou do chão e comeu. Dez dias após o início dos sintomas, o diagnóstico correto saiu.

“Não morri apenas por obra de Deus”, declarou.

A leptospirose é uma infecção causada por bactérias transmitidas por contato com a urina de roedores infectados. Caso não seja tratada adequadamente, a doença pode comprometer os órgãos, especialmente fígado, pulmão, rins e meninge. Na Síndrome de Weil, a doença atinge mais fortemente o fígado e os rins, podendo levar a inconsciência, febre e mortes, em 10% dos casos. Nos quadros mais graves, como o de Roberto Luis de Lima, a Síndrome pode levar a morte em até 40% dos casos.

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/01/2024/12:03:05

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: