Hospital Municipal de Marabá enfrenta colapso e pode ter calamidade pública decretada

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | A superlotação e a falta de infraestrutura têm levado pacientes a serem atendidos em corredores e até mesmo no chão, em decorrência da insuficiência de leitos e macas.

O prefeito de Marabá, Toni Cunha (PL), anunciou a possibilidade de decretar estado de calamidade pública no Hospital Municipal de Marabá (HMM), após constatar condições críticas na unidade durante uma visita nesta terça-feira (14). A superlotação e a falta de infraestrutura têm levado pacientes a serem atendidos em corredores e até mesmo no chão, em decorrência da insuficiência de leitos e macas.

“Não posso esperar processos burocráticos para salvar vidas”, afirmou Toni Cunha, ao determinar que a Procuradoria Geral do Município analise a viabilidade jurídica para a medida. O decreto de calamidade permitiria mobilizar recursos e executar ações emergenciais para enfrentar a crise.

O prefeito também destacou a necessidade de maior apoio do Governo do Estado do Pará, cobrando o aumento da capacidade de atendimento do Hospital Regional de Marabá e a construção de um Pronto Socorro Regional para atender à alta demanda, que inclui pacientes de municípios vizinhos.

Toni Cunha utilizou as redes sociais para compartilhar imagens que mostram as condições precárias do HMM, expondo a situação ao estado e ao país. Ele reafirmou a urgência de investimentos na saúde pública para garantir um atendimento digno à população e resolver problemas históricos na infraestrutura hospitalar da cidade.

Medidas emergenciais em avaliação

Caso seja decretado o estado de calamidade pública, a Prefeitura de Marabá poderá agilizar contratações, compras de equipamentos e reparos emergenciais sem enfrentar os entraves da burocracia.

Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/01/2025/11:02:38

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: