Ibama dispensa cadastro de corte de árvores isoladas em cidades

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução Internet)-  O Ibama dispensou os municípios de registrarem o corte de árvores isoladas “nos casos de arborização urbana ou que envolvam risco à vida ou ao patrimônio”.

A medida não libera as prefeituras para desmatar. Apenas extingue a obrigatoriedade de registrar as autorizações para esse tipo de corte no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

Instituído por instrução normativa em dezembro de 2014, o Sinaflor é uma plataforma que integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama.
Foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em março de 2017, inicialmente para os órgãos ambientais estaduais. Depois, passou a incluir as prefeituras.
A instrução publicada ontem no Diário Oficial também dispensa a necessidade de emitir o DOF (Documento de Origem Florestal) para a madeira oriunda das árvores “que ofereçam risco à vida ou ao patrimônio”.

O DOF foi criado em 2006 pelo MMA e constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa, inclusive carvão vegetal.

Por: O Antagonista -Cedê Silva/27.02.2020 15:54
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: