Imunização está comprometida em Novo Progresso por falta de profissionais

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução) – Depois de anunciar que a vacinação contra o coronavírus nesta semana estaria comprometida pela falta de profissionas para atender o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, a Prefeitura de Novo Progresso anunciou novo Processo Seletivo para Saúde de forma presencial (procura na secretaria de saúde).

De acordo com o município, a vacinação segue reduzida suspensa nos polos de imunização da cidade devido à falta de profissionais, e a Secretaria de Saúde reafirmou que pretende solucionar o mais breve possível.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) representa uma das intervenções em saúde pública mais importantes no cenário saúde brasileiro. As ações de vacinação e vigilância apresentam impacto positivo na prevenção e controle de doenças imunopreveníveis refletindo positiva e diretamente na qualidade e expectativa de vida da população. Vale ressaltar que o êxito das ações de imunização resulta de uma associação de fatores por parte das instâncias gestoras envolvidas, incluindo aquisição, planejamento, infraestrutura, logística, treinamento e, recursos humanos que nas diferentes atuações asseguram imunobiológicos de qualidade à população.

A portaria nº 1533 de 18 de agosto de 2016 delibera o Calendário Nacional de Vacinação que é composto por 20 produtos e visa a proteção da população geral e indígenas, contemplando todos os segmentos etários como crianças, adolescentes, adultos e idosos e também as pessoas com condições clínicas especiais por meio dos imunobiológicos disponibilizados nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Entenda o caso de Novo Progresso

Em Novo Progresso, as vacinas do PNI são ofertadas nas salas de vacinas das unidades básicas de saúde estão comprometidas por falta de profissionais.

A divulgação foi feita nesta quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022, pela Coordenadora de Imunização Flavia Petrucelli, em entrevista à rádio cultura Fm.

A imunização está funcionando em duas salas, e a população tem que fazer fila e pegar fichas, a falta de profissionais acontece devido ao processo seletivo realizado pela prefeitura de Novo Progresso, e as que estavam trabalhando muitas não passaram, e muitos que passaram são de outras cidades e acabaram não assumindo o cargo.

A secretaria de Saúde abriu novo processo seletivo para contratar estas pessoas, enquanto isto somente dois postos estão atendendo ; Jardim América e do Industrial na parte de manhã e a tarde.

A falta de profissionais compromete a imunização das vacinas que deveria ser conduzidas até a população. A vacinação acontece em Novo Progresso de forma reduzida graças aos esforços das equipes de vacinação, permitindo que a imunização chegue até você progressense  nos postos anunciados (Jardim América e Industrial) ;  traduzindo-se num esforço grandioso para o controle e erradicação de doenças imunopreveníveis.

Jornal Folha do Progresso

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: