Maior evento de chocolate e cacau da américa latina acontece em Altamira

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução/designi)- No dia 13 de junho Altamira recebe a 3ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (Chocolat Xingu) 2024, o maior evento do setor na América Latina. O encontro acontece no Centro de Eventos de Altamira Vilmar Soares, reunindo expositores e visitantes nacionais e internacionais, para falar sobre a cultura do cacau, que tem aquecido a economia do estado, referência na produção do fruto. Realizado pela terceira vez no município paraense, a programação do festival se divide entre palestras e cursos, valorizando e dando visibilidade ao cacau amazônico. Cacau amazônico ganha visibilidade e aquece economia local.

“A Kakao Blumenn (marca local) cresceu em função do Festival de Chocolate, porque foi no primeiro ano que a gente começou a ter visibilidade, que a gente começou a participar, a gente conseguiu expor e cada vez o crescimento da empresa cresce a cada dia que passa. Ano passado a gente vendeu muito chocolate, eu tenho uma expectativa boa para lá de 80 quilos de chocolate este ano”, relata a empresária Verônica Preuss, dona da marca.

Além dos produtores diretos do fruto, os efeitos desse aquecimento também podem ser sentidos por outros segmentos como o turismo da região, devido ao fluxo de visitantes. Esse cenário é reforçado por um dos gerentes de uma rede hoteleira local, que comemora a lotação dos quartos graças ao encontro. “O evento está atraindo um grande fluxo de turistas e visitantes, o que tem aumentado significativamente a ocupação dos nossos quartos, onde teremos 100% de ocupação até dia uns 10 dias após ao Festival”, afirma.

Sabor e visibilidade

Além dos olhos voltados ao festival e ao município, o paladar também deve ser um dos fortes deste encontro, como destacam sobre o cacau amazônico, chefs renomados e críticos gastronômicos que estarão presentes no festival. “No Chocolat Xingu terei a oportunidade de conhecer os produtores de chocolate da região de Altamira, que produzem essa amêndoa da Amazônia que é muito valorizada na Europa, por conta da sustentabilidade da produção e da alta qualidade”, comenta o chef português Pedro Araújo.

Serviço

A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento, onde é possível se inscrever para as oficinas que serão ministradas.

Dias:

13 (19h às 22h)

14 e 15 (14h às 22h)

16 (14h às 20h)

Local: Centro de Eventos de Altamira Vilmar Soares

Entrada: Gratuita

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/06/2024/16:10:47

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: