Na CPI das ONGs, parlamentares aprovam diligência em São Félix do Xingu, no Pará

image_pdfimage_print

Relator da CPI das ONGs, senador Marcio Bittar (União-AC), e presidente da Comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM) (Foto:Geraldo Magela / Agência Senado).

Atividade será para verificar a interferência de ONGs na expulsão de cidadãos da Terra Indígena Apyterewa

Ao final de uma audiência pública realizada nesta terça-feira (24) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação das Organizações Não Governamentais (ONGs) na Amazônia, a “CPI das ONGs”, ficou aprovada a realização de uma diligência externa em São Félix do Xingu, município do Pará, a fim de verificar a interferência dessas entidades na expulsão de cidadãos da Terra Indígena Apyterewa.

O requerimento nº 144/2023, de autoria do relator da CPI das ONGs, senador Marcio Bittar (União-AC), diz que “atualmente, está em curso uma megaoperação, que envolve órgãos como Polícia Federal, Força Nacional, Ibama, entre outros, para expulsar cidadãos, incluindo idosos e crianças, de suas casas”.

No texto, o parlamentar cita que a “questão é bastante complexa e envolve muitas variáveis” e que contaria com a “ativa participação de organizações não governamentais”. “As ONGs financiadas com dinheiro externo estariam agindo na região”, ressalta Bittar.

Na última reunião, parlamentares ouviram os caciques Graciano Aedzane Pronhopa e Arnaldo Tsererowe, da etnia Xavante, de Mato Grosso. Ambos negaram que as ONGs estejam gerando benefícios às aldeias e criticaram a atuação das entidades e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

As lideranças foram convocadas por meio de requerimentos do senador Mauro Carvalho Junior (União-MT), para falar sobre o setor agroindígena. Segundo o presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), a etnia de Mato Grosso obteve sucesso na área do agronegócio sem a participação de ONGs.

 

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/10/2023/14:58:32

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: