Lula diz que governo federal está à disposição para ajudar a conter seca na Amazônia

image_pdfimage_print

Lula lamentou a situação e disse que, quando conseguir voltar a viajar, quer visitar a região e mostrar solidariedade (Canal Gov)

Região está sendo afetada por dificuldades de transporte, isolamento de comunidades, problemas de saúde e morte de animais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governo federal está à disposição para ajudar a conter a situação de seca que atinge a Amazônia. A declaração foi dada durante o programa “Conversa com o Presidente” desta terça-feira (24), transmissão semanal feita pelo petista.

“Nós temos que cuidar da seca na região Norte, no Pará, no Amazonas, no Acre e no Amapá. Nós temos que cuidar, eu nunca vi nada igual. Nunca vi o rio Solimões tão seco, nunca vi o rio Tapajós tão seco, o rio Madeira tão seco. Nós vamos tentar cuidar dessa gente. Vamos tentar ajudar na medida do possível”, afirmou.

Seca revela gravuras rupestres às margens de rio na Amazônia; veja o vídeo

Nesta terça-feira (17), a CPI das ONGs ouviu o diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães
ONG ligada à Marina Silva recebeu R$ 35 mi do Fundo Amazônia e gastou 80% com viagens e consultorias

A seca na Amazônia atinge especialmente o estado do Amazonas – dados mais recentes da Defesa Civil apontam que mais de 630 mil pessoas estão sendo afetadas. A morte de botos, falta de água e energia, dificuldade de transportes, queimadas, isolamento das comunidades e problemas de saúde são alguns dos fatores envolvidos no cenário.

Segundo estudos, o El Niño, as altas temperaturas do Atlântico Norte e o aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa fazem parte dos elementos que possibilitam a seca. Além disso, a degradação da Amazônia também afeta a manutenção da umidade na floresta.

Lula lamentou a situação e disse que, quando conseguir voltar a viajar, quer visitar a região e mostrar solidariedade. “Eu tive o prazer de tomar banho no rio Tapajós quando ele estava cheio e eu quero visitar quando ele está seco para mostrar minha solidariedade ao povo do Pará, ao povo daquela região, que não estava acostumado a viver a seca que está vivendo”.

Apoio

O presidente também destacou que o combate a realidade vivida na Amazônia, atualmente, de desmatamento e incêndios intencionais, têm tido ampla participação de órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e precisa de parcerias com as prefeituras dos municípios afetados.

“A gente precisa do apoio dos prefeitos. Se eles não estiverem junto conosco, discutindo incentivos para as prefeituras ajudarem a gente, as coisas não dão certo. Essa seca ajuda a fomentar as queimadas. É preciso a gente levar mais a sério, ter mais responsabilidade, porque o planeta está se revoltando”, completa.

 

Fonte: Camila Azevedo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/10/2023/15:10:22

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: