Ofensiva na Faixa de Gaza mata mais de 20 palestinos

image_pdfimage_print

Durante a noite, Exército atingiu mais de cem alvos, entre eles nove túneis

Um soldado israelense foi morto horas depois da entrada das Forças Armadas na Faixa de Gaza na noite da quinta-feira (17). Eitan Barak, de 20 anos, morreu durante a ofensiva terrestre e Tel Aviv investiga se o fogo amigo está envolvido em sua morte. Segundo fontes médicas palestinas, mais de 20 moradores de Gaza foram mortos, entre eles um bebê de 4 meses.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ofereceu condolências à família do soldado nesta sexta-feira e disse que havia alertado os militares para se prepararem para a possibilidade de ampliação da operação terrestre na Faixa de Gaza. Segundo o premier, o foco da ofensiva é eliminar a ameaça apresentada por túneis do Hamas, além de garantir a segurança da população israelense.

— Nós não temos nenhuma garantia de 100% de sucesso, mas estamos fazendo tudo o que pudermos para alcançar o máximo — declarou disse Netanyahu.

Essa foi a primeira ofensiva terrestre desde o início da operação Limite Protetor, há dez dias. Durante a noite, o Exército israelense atingiu mais de cem alvos de Gaza, entre eles 20 mísseis e nove túneis, informaram oficiais.

A eletricidade foi cortada em diversas localidades de Gaza por causa de cabos caídos que levavam energia a partir de Israel. Fontes palestinas relataram pesado fogo de artilharia em todo o território.

— Eles estão atirando em todas as direções, tudo aqui está tremendo — disse um morador de Gaza ao jornal “Haaretz”.

O sargento Barak foi a segunda vítima israelense do conflito, que começou em 8 de julho. Agências de notícias informaram que o soldado foi baleado perto de Beit Hanoun, no Nordeste de Gaza, possivelmente a partir de fogo amigo. Na noite de terça-feira, um civil de 37 anos foi morto por morteiros a partir de Gaza quando ele distribuía comida para soldados perto da fronteira.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: