Operação policial prende liderança indígena por posse ilegal de submetralhadora no nordeste do Pará

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução/PCPA)- Uma operação das polícias Civil e Militar do Pará prendeu um cacique do povo Tembé nesta quinta-feira (29) em Acará, no nordeste do estado.

A liderança deve responder por posse ilegal de armas, segundo a Polícia. Os policiais apreenderam uma submetralhadora calibre .40 artesanal e dois coletes balísticos dentro da fazenda ocupada pelos indígenas.

Um advogado de defesa dos indígenas afirmou que os indígenas não eram alvo da operação, mas a prisão ocorreu por conta da arma que foi encontrada no local, deixada por outro grupo que antes ocupava a área.

Ainda segundo o advogado, o indígena obteve direito à liberdade condicionada à fiança.

Operação

A operação “Solimões” ocorreu na fazenda de mesmo nome, na zona rural do município. Foram onze viaturas, com 44 policiais civis e militares que saíram por volta das 5h30 em cumprimento a três mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz de Acará.

Os mandados foram expedidos no âmbito de uma investigação sobre porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas. Os endereços alvo foram a fazenda Solimões, no ramal da comunidade Ipitinga, e em uma gleba nas proximidades da comunidade do Nazaré do Baixo.

Na fazenda, os policiais encontraram cerca de 15 indígenas Tembé, incluindo mulheres e crianças. Ao realizar buscas, os policiais encontraram dentro de um barraco a arma de fogo e os coletes.

O homem que se apresentou como cacique foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Abaetetuba – município vizinho.

A Polícia informou que as investigações devem continuar a fim de apurar se há envolvidos no crime. Informações que possam ajudar nas investigações devem ser encaminhadas ao Disque-Denúncia, pelo número 181, ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181.

 

Fonte: g1 Pará  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/03/2024/16:07:22

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: