Papa cria 17 novos cardeais, entre eles o arcebispo de Brasília

image_pdfimage_print

A Igreja Católica tem novos cardeais, entre eles um brasileiro. Na véspera do fim do Jubileu – o Ano Santo da Igreja -, o Papa Francisco entregou a 17 novos cardeais de 11 países dos cinco continentes o anel e o barrete vermelho.

O brasileiro Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, também será um colaborador direto do Papa. Ele observou que o anel tem um grande significado.

“Anel lembra aliança. Então aliança com Deus, aliança da Igreja, essa aliança que se faz de comunhão com o Papa, de comunhão com a Igreja inteira”, afirmou o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB.

O presidente da Conferência Episcopal Brasileira está entre os 13 criados neste sábado (19) com menos de 80 anos, portanto com direito a voto num eventual conclave.

O Collegio Cardinalizio agora fica com 228 representantes, 121 eleitores. O Brasil tem 11 cardeais, cinco deles podem escolher o Papa.

Francisco dedicou a homilia ao que chamou de vírus da inimizade, uma referência ao grupo de conservadores deliberadamente contrário ao seu pontificado. Pediu o fim das divisões e a unidade da Igreja. E que os novos cardeais saibam perdoar.

Este foi o último evento do Jubileu da Misericórdia, antes da missa de encerramento que será celebrada domingo (20). O Papa Francisco vai fechar a porta santa da Basílica de São Pedro. Mais de 20 milhões de fieis foram a Roma durante o Jubileu.
Por G1
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

 

%d blogueiros gostam disto: