Polícia Militar desmonta ‘rinha de galos’no Pará
Dez galos foram resgatados durante a operação, juntamente com diversos materiais utilizados no crime, incluindo seringas e medicamentos. | Foto: Dário Pedrosa/Divulgação
Polícia Militar desmantela rinha de galos em Salvaterra, resgatando animais e apreendendo materiais utilizados nas brigas.
No Brasil, segundo a Lei 9.605/1988 de Crimes Ambientais, as chamadas rinhas de galo (ou brigas de galo) são enquadradas como crime de maus-tratos a animais e prevê pena de três meses a um ano de prisão, além do pagamento de multa.
Após terem recebido denúncias de que pessoas estariam promovendo essas tais brigas de galo, policiais militares de Salvaterra, município localizado na Ilha do Marajó, no Pará, começaram a monitorar as ações de um possível grupo organizado.
Na manhã deste domingo (17), a PM foi acionada em uma fazenda, onde flagraram a ação. Ao avistarem a viatura, os envolvidos fugiram para uma área de mata, deixando parte do material usado.
Um homem foi alcançado e conduzido a delegacia. Com ele foi encontrada uma mochila preta contendo seringas e agulhas, medicamentos não identificados, bicos-esporas de plástico, facão e bicos de aço, provavelmente utilizados na preparação dos animais para as disputas.
Dez galos foram resgatados durante a operação, juntamente com duas balanças de precisão, facões, serras de aço, 11 bicos de aço, várias esporas de plástico, cadernos para anotação das apostas, duas estruturas de rinha (rinhadeiros), uma carrocinha com reboque e quatro motocicletas que estavam no local.
Os animais foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Salvaterra.
Veja imagens da operação:
Fonte: Com informações de Dário Pedrosa Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/11/2024/14:06:45
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com