Prefeito e vereadores buscam solução para garimpeiros continuarem trabalhando em Novo Progresso
Garimpeiros estão impedidos de entrarem com mercadorias na região da “Flona Jamanxim” em Novo Progresso.
Conforme noticiado anteriormente no Jornal Folha do Progresso , o acesso na “Flona Jamanxim” foi bloqueado pelos fiscais Ambientais do Icmbio na estrada da Marajoara, distante aproximadamente 53 km da cidade de Novo Progresso , além dos fiscais Ambientais do ICMBIo a Policia Militar Ambiental acompanha.
Em reunião na Câmara Municípal foi anunciado pelo Chefe da Flona Jamanxim que a partir desta semana não entraria mais combustível e outras mercadorias sem apresentação de documentos que provem licenciamento ambiental para extração do ouro e outros fins que não seja o garimpo.
Nesta semana centenas de garimpeiros ficaram impedidos de passar pela barreira montado na entrada da Flona e muitos deles já estão parados há dias e famílias passando fome naquela região.
Em busca de uma solução o Vereador João Garimpeiro (PR) intermediou e procurou o Prefeito Macarrão (PSC), para que o Município pudesse ajudar e intermediar este impasse com Icmbio.
O Jornal Folha do Progresso procurou o Vereador João Garimpeiro, que repassou para nossa reportagem do andamento da situação – João repassou que já foi realizado várias reuniões com os representantes do Icmbio e autoridades de Novo Progresso em busca de um acordo para que os garimpeiros voltem a trabalhar.
Informou Garimpeiro que ficou firmado com o Icmbio nas pessoas de Diego e Alexandre analistas fiscais do órgão no município, que após a interferência deles junto aos representantes da APA (Área de Preservação Ambiental) e o Chefe da Flona jamanxim Rodrigo Cambara e representantes dos órgãos em Brasília, que o aceso será liberado na próxima segunda-feira dia 06 de Junho para os garimpeiros que estão com serviço dentro da APA do Tapajós. Os proprietários de Garimpos dentro da APA terão um prazo de até 90 dias para se legalizarem, enquanto isto o acesso permanecerá liberado para as pessoas que comprovarem estarem se legalizando junto aos órgãos ambientais.
O Vereador João Garimpeiro informou também que os Garimpeiros deverão procurar a direção do Sindicato dos Garimpeiros informando a localidade o Nome do Garimpo e o requerimento de PLG para poder ter acesso até o garimpo, a partir de segunda feira, para isto foi marcada uma reunião com os transportadores de combustível e mercadorias, nesta sexta-feira (02) na sede do sindicato na Rua IV de Abril Nº 808 , para explanar como funcionara o transporte destes produtos a partir desta segunda –feira (06).
O Vereador informou ainda que está negociação vale somente para a região da APA do Tapajós, na região da Flona tem que aguardar a redefinição da área e os locais que ficarão disponíveis para garimpagem, após levantamento pelo órgão, já os garimpeiros dentro do Parque nacional do Rio Novo terão que sair.
O Prefeito de Novo Progresso Ubiraci Soares (PSC), disse que está empenhado para encontrar uma solução, “a atividade garimpeira é de natureza social que precisa ser organizada com a participação do município, estado e a união, pois envolve um grande número de pessoas”, disse Macarrão após reunião realizada na tarde desta quinta-feira (02).
Por Redação Jornal Folha do Progresso/Foto Edson Santos.
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br