Putin não comparecerá à cúpula do Brics por risco de prisão na África do Sul

image_pdfimage_print

Presidente russo Vladimir Putin participará da 15° Cúpula de Chefes de Estado do Brics de forma remota devido à mandado de prisão (Foto:Reprodução).

Presidente russo é alvo de mandado de prisão por supostos crimes cometidos durante a guerra contra a Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, não irá à reunião do Brics realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, na África do Sul, por ser alvo de mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPP) por supostos crimes cometidos pela Rússia no período da guerra contra a Ucrânia.

O chefe de Estado dos países do Brics será o único a não comparecer à reunião presencialmente. Putin participará da reunião de forma remota devido a possibilidade de ser preso na África do Sul, país que integra o tribunal.

Segundo o julgamento da corte, Putin é acusado de ser responsável por crimes de guerra, entre eles, deportação ilegal de crianças da Ucrânia para a Rússia. Maria Lvova-Belova, comissária do governo russo para direitos das crianças, também recebeu o mandado de prisão por supostamente estar à frente do crime de deportação.

Na época, a entidade afirmou que os crimes teriam sido cometidos no início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022. “Existem motivos razoáveis para acreditar que eles (Putin e Lvova-Belova) cometeram os atos diretamente, juntamente a outros e/ou por meio de outros”, informou o comunicado da Corte.
Reunião do Brics

O acrônimo Brics se refere ao bloco integrado pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (South Africa, em inglês), com objetivo de se contrapor às influências exercidas pela economia de países europeus e do Estados Unidos. Realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, na África do Sul, a 15° cúpula dos Chefes de Estado do Brics será a primeira após a pandemia.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Joanesburgo nesta segunda-feira (21), ao lado da primeira-dama Janja e Dilma Rousseff, ex-presidente e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).

Também participam da reunião o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente da China, Xi Jinping e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

 

 

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/17:19:16

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: