Quase 3 mil pessoas podem perder benefício de prestação continuada em Santarém

image_pdfimage_print

Semtras realizou reunião com agentes dos CRAS para ajudar na ação de busca ativa. Novo procedimento requer registro no Cadastro Único.

O prazo final de cadastro e recadastramento do Benefício da Prestação Continuada (BPC) é 31 de dezembro de 2017. E para auxiliar os idosos e deficientes que têm direito ao BPC, 100 pessoas participaram na manhã desta terça-feira (26) no auditório do Restaurante Popular de Santarém, oeste do Pará, de uma reunião com intuito de orientar representantes comunitários e agentes de Centros Regionais de Assistência Social (Cras) sobre as inscrições e atualização de dados.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) que planeja resgatar, por meio desses agentes, idosos e pessoas com deficiência que tiveram seus cadastros bloqueados ou cancelados, além de fazer novos registros.

A secretária Celsa Brito explica que, para receber o benefício, em primeiro lugar o interessado deve realizar o registro no Cadastro Único (CadÚnico). A dificuldade é que na norma anterior não havia a necessidade desse procedimento. “É uma norma do Governo Federal que impõe que todas as pessoas que recebem o BPC devem ter registro no Cadastro Único. Esse registro é a porta de entrada para todos os benefícios de políticas públicas da assistência”, disse.

Segundo os cálculos da Semtras, cerca de 2.600 beneficiários podem perder o subsídio se não realizar o cadastro até a data estipulada. “A dificuldade é que se trata de idosos e pessoas com deficiência. Há uma dificuldade de deslocamento, por isso chamamos agentes pontuais para ajudar. São pessoas que convivem diariamente com a comunidade, onde sabem quem faleceu e quem mudou-se de bairro, ou cidade”, informou a secretária.

Participando da reunião estiveram representantes de associações de bairros, coordenadores dos Cras e a rede integrada. João Almeida é presidente da Associação dos Moradores do bairro Elcione Barbalho, diz que será um trabalho árduo. “O trabalho já está sendo realizado, e é um trabalho de formiguinha. Eu já comecei a localizar idosos e levá-los ao Cras. A importância desse trabalho é por conta que muitos ainda não estão cientes do novo processo de cadastro”.

O BPC

É benefício destinado a idosos de 65 anos, ou mais, e pessoas deficientes de qualquer idade. Além disso, a renda da família não ultrapasse a ¼ do salário mínimo.

Ao se enquadrar nesses quesitos, o interessado deve se dirigir ao Centro de Atendimento Social (Cas/Caec), ou a um Centro Regional de Assistência Social de Santarém para a realização do Cadastro Único.

Dia D

No dia 2 de outubro de 2017, os Cras de Santarém, incluindo o da vila balneária de Alter do Chão, estarão focados exclusivamente em atender a população realizando o Cadastro Único, de 08h às 18h. Porém, nos outros dias o atendimento será realizado normalmente.

Fonte: G1 Santarém.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: