Santarém decreta situação de emergência em razão de danos provocados por alagamentos
Nos bairros Santarenzinho e Aeroporto Velho, em Santarém, imagens dos transtornos provocados por chuva em dezembro de 2021 — Foto: Foto 1: Redes sociais/Foto 2: Geovana Katrine
Somente no mês de janeiro de 2022, foram registrados em média 97,6mm de chuva. Enxurradas e alagamentos provocaram prejuízos em vários pontos da cidade.
O prefeito Nélio Aguiar (DEM) assinou nesta quarta-feira (19) decreto de situação de emergência em áreas afetadas por alagamentos no município de Santarém, oeste do Pará.
Desde o mês de dezembro de 2021, chuvas fortes e intensas ocasionaram alagamentos em vários pontos da cidade e residências, com registro de danos também na malha viária. Cerca de 2.508 pessoas foram diretamente afetadas.
Somente no mês de janeiro de 2022, foram registrados em média 97,6mm de chuva, conforme dados coletados nas três estações pluviométricas automáticas ativas nos bairros Mapiri, Uruará e Jaderlândia.
O documento está alinhado com o decreto do Governo do Estado, de 2.119, de 15 de janeiro de 2022 e tem parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).
Por força do decreto ficam autorizados:
Mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sobre a direção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil;
Convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta o desastre;
Realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, entre outras medidas.
“A força da enxurrada afetou muito o sistema viário de Santarém, principalmente nas ruas, nos bairros, onde não existe sistema de drenagem. Afetou também uma rodovia importante, que dá acesso a Alter do Chão e ao aeroporto, e esses eventos foram registrados pelo plantão 24h da Defesa Civil. Todo esse levantamento, registros, fotografias, relatórios, fez com que o governador Helder incluísse Santarém no decreto estadual de situação de emergência devido as enxurradas”, explicou o prefeito Nélio Aguiar.
O prefeito também destacou a celeridade no processo de recuperação da rodovia Fernando Guilhon. O trabalho vem sendo desenvolvido desde o dia do evento e deve ser concluído em até 30 dias. “Vai ser construído ali uma galeria, que com isso vai poder receber um grande volume de água, não vai ser entupida com areia, nem com lixo. Ela tem uma amplitude bem maior, mais fácil de manutenção e limpeza e deve solucionar definidamente o problema daquele trecho”, afirmou Nélio.
Jornal Folha do Progresso em 20/01/2022/10:51:31
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com