Sustentabilidade aumenta produtividade de funcionários

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Relatório mostra que há uma relação direta entre os projetos de edifícios comerciais e o desempenho dos profissionais

Rio — O projeto de um escritório pode causar um impacto significativo na saúde, no bem-estar e até na produtividade dos profissionais. É o que comprova o novo relatório do World Green Building Council (World GBC), que mostra que uma série de fatores, desde a qualidade do ar e da iluminação, até a vista da área externa e a disposição dos espaços interiores podem afetar, e muito, a saúde, a satisfação e o desempenho de funcionários nas empresas.

Professora do Green Building Council Brasil e diretora executiva da Asclépio Consultoria, Eleonora Zioni lembra que passamos 90% de toda a nossa vida dentro de ambientes construídos, e quando estes ambientes não proporcionam bem-estar, no caso das empresas, isto se reflete em um alto grau de absenteísmo, rotatividade e insatisfação de ambas as partes, o que certamente vai afetar a produtividade e o retorno financeiro das empresas:

‘É uma soma de fatores. Ao se pensar em construir um prédio sustentável, além dos fatores relacionados ao uso inteligente de água e energia, é preciso se preocupar com a localização do edifício e seu contexto urbano, inclusive meios de transporte, com a qualidade do ar interno, o conforto térmico e acústico, a iluminação, o layout, o mobiliário e os materiais utilizados. É preciso, ainda, dar opções de personalização dos ambientes. Para funcionarmos bem, precisamos nos sentir bem.’

Segundo ela, nos edifícios comerciais, um item essencial e que é motivo de preocupação para os defensores dos green buildings, é a escolha dos materiais — não apenas pelos requisitos técnicos, como resistência e resiliência, mas também pelo uso de substâncias tóxicas em revestimentos:

‘Alguns materiais podem liberar compostos orgânicos voláteis, que são fontes de alergia. Por isso, deve ser considerado também os aspectos do ambiente, cor, texturas, luz, som, cheiros e os efeitos psicossomáticos no bem-estar das pessoas, pois tudo isso afeta a produtividade. Este é o diferencial de um projeto planejado de forma sustentável. Por esta razão, notamos que ‘green buildings’ certificados, como os com selo LEED, têm muita procura, não ficam vagos. Os novos lançamentos de alto padrão são certificados’.

O relatório, patrocinado pela JLL, LendLease e Skanska, também apresenta um conjunto de ferramentas simples que poderão ser utilizadas pelas empresas para mensurar a saúde, o bem-estar e a produtividade em seus edifícios, além de informar a tomada de decisão financeira. Entre elas estão medições do ambiente físico do escritório, como a temperatura, que auxiliam a avaliar seus efeitos sobre a saúde, bem-estar e produtividade dos trabalhadores.

O estudo mostra ainda que a compreensão da relação entre trabalhadores e seus locais de trabalho é importante para o desenvolvimento de edifícios de mais qualidade, mais saudáveis ​​e ecológicos, aspectos valorizados pelos investidores, projetistas e ocupantes.

Jane Henley, CEO do World Green Building Council, ressalta que, considerando que os salários e benefícios são responsáveis, ​ normalmente, por 90% das despesas de uma organização, eventuais custos de construção ou de ocupação mais elevados acabam sendo compensados pela melhora de desempenho dos funcionários:

‘A maioria das empresas já possui uma diversidade de informações que podem ter impacto imediato sobre as suas duas maiores despesas, as pessoas e os edifícios. Compreender a relação entre os dois poderá ajudá-las a alcançar uma vantagem competitiva significativa’.

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Já Claudia Hamm, chefe de trabalho estratégico na JLL, diz que os grandes clientes corporativos estão reconhecendo os benefícios nos negócios e ganhos em produtividade em edifícios que alcançam o melhor rendimento de seus funcionários e estão cada vez mais levando isto em consideração ao realizarem as decisões estratégicas imobiliárias.

‘Este relatório reforça a visão de que o impacto de um edifício em seus ocupantes deve ser incluído nas considerações financeiras’, completa Claudia.

Integração entre equipes de engenharia e de RH

Na opinião de Eleonora, um caminho eficaz para a criação de novas construções verdes ou a transformação de antigos ambientes para que gerem melhores condições de trabalho seria a integração entre a engenharia e as equipes de recursos humanos, que poderiam utilizar as pesquisas de satisfação para saber qual o ambiente mais propício para trabalhar na opinião dos funcionários e que fatores são importantes para torná-los mais produtivos.

‘Essas pesquisas variam muito de acordo com o perfil do respondente, área de atuação, mobilidade urbana etc. Só que acabam sendo um protocolo de obrigação por lei e não são utilizadas para fazer uma reforma, uma intervenção, que vise a um melhor ambiente. Uma boa engenharia vai gerar um espaço melhor e as pessoas vão produzir mais. A somatória desses fatores geram de 8% a 11% de aumento de produtividade. Reformas não são feitas só para ficar bonitinho, por estética. Mas devem estar voltadas ao bem-estar daqueles que vão usufruir do ambiente — afirma a professora do GBC Brasil’.

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Ela defende, inclusive, um papel mais pró-ativo do RH, participando do planejamento da empresa como um todo, e que, num futuro próximo, surja a figura de um grande diretor de RH voltado para a sustentabilidade e o bem-estar da pessoa, que analise a questão física e os resultados financeiros gerados e determine a partir daí as metas para o bem da companhia.

‘Devemos ter uma visão integrada dos recursos humanos com o planejamento dos recursos materiais e do espaço físico. É bom para todos: para a empresa, pois gera valores e ativos intangíveis, para as pessoas e para o planeta. Afinal, as coisas mais importantes da vida não são coisas, mas sim pessoas’.

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Fonte: ORMNews.

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