“Zé Pelintra” é preso durante lockdown em Belém

image_pdfimage_print

Momento em que Pai Angelim (Zé Pelintra) é abordado | Foto:Reprodução

Pai de santo identificado como Angelim foi levado na viatura sem esboçar reação à abordagem dos policiais

De um lado liberdade religiosa, do outro as restrições impostas pelo lockdown para combate a pandemia do novo coronavírus e quando um se confronta com o outro acaba em confusão. E foi isso que aconteceu na noite de terça-feira (23) em uma rua do bairro da Terra Firme em Belém.
Imagens publicadas na internet, pela rede social Instagram, mostram o momento em que um homem, que seria pai de santo é preso por policiais militares que faziam ronda na área após recebimento de denúncia de aglomerações.

Nas imagens é possível ver a abordagem policial ao homem que está vestido com indumentária branca, característica de uma das mais importante conhecidas entidades das religiões de matrizes africanas, o Zé Pelintra. O detalhe é que ele não usava máscara, mas não é possível ver se há outras pessoas junto.

O religioso foi a princípio identificado como Pai Angelim e no momento da abordagem não esboçou nenhum tipo de reação. Ele mesmo entra na viatura até que o veículo seja fechado.

ASSISTA!

O DOL solicitou nota à Polícia Militar para saber o motivo real da prisão e aguarda um posicionamento.

ZÉ PELINTRA CONHEÇA MAIS DA ENTIDADE

Segundo informações referentes à entidade, Zé Pelintra é uma falange de entidades de luz originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil. O Zé Pelintra também é comumente “incorporado” em terreiros de Umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.

Algumas características que fazem de Zé Pelintra uma entidade tão popular é por ser ligado ao “povo da noite”, que gosta da bebedeira e da malandragem. Também é muito comum em representações teatrais pelo jeito brincalhão, por exemplo.

E essa popularidade fica mais evidente com a participação da Cabocla Rosinha que seria sua companheira.

Na internet, os dois possuem até fã-clube formado por pessoas que gostam das entidades.

Por:DOL

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: