150 pessoas são resgatadas em situação análoga à escravidão no RS

image_pdfimage_print

O trabalhadores eram obrigados a encarar longas jornadas de trabalho, violência física e foram obrigados a consumir alimentos estragados (Foto:Divulgação / PRF).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na última quarta-feira (22) uma operação de resgate em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, depois que três trabalhadores procuraram os policiais da PRF em Caxias do Sul.

Eles informaram que estavam sendo mantidos contra a vontade em um alojamento, e que, caso quisessem sair do local, precisavam pagar uma multa.

Além disso, os trabalhadores enfrentaram violência física, longas jornadas de trabalho e foram obrigados a consumir alimentos estragados. Os homens, a maioria deles vindos da Bahia, foram encaminhados para um abrigo disponibilizado pela prefeitura de Bento Gonçalves.

De acordo com os trabalhadores resgatados, eles foram contratados para trabalhar em vinícolas da região, mas encontraram uma situação completamente diferente da que lhes foi prometida pelos recrutadores.

A polícia descobriu que a empresa tinha contratos com várias vinícolas e realizou a ação em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego. Este último órgão irá analisar os direitos trabalhistas de cada um dos trabalhadores resgatados.

Um homem de 45 anos, responsável pela empresa que mantinha os trabalhadores nestas condições, foi preso. Não há informações sobre a idade dos resgatados. Um dos trabalhadores disse em entrevista que “todos os dias, a gente amanhece já com o pensamento de ir para casa, mas não tem como a pessoa ir para casa, porque eles prendem a gente de uma forma que ou a gente fica ou, se não quiser ficar, vai morrer.

Se a gente quiser sair, quebrar o contrato, sai sem direito a nada, nem os dias trabalhados, sem passagem, sem nada. Então, a gente é forçado a ficar.”

Por:Jornal Folha do Progresso/Com informações do  O Liberal em 24/02/2023/08:47:06

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: