Bebê nasce em ambulância a caminho do hospital em Santarém; mãe e filha passam bem

image_pdfimage_print

A equipe de enfermeiros que realizaram o parto — Foto: Divulgação

Na manhã de quinta-feira (12), uma criança nasceu em plena rodovia Everaldo Martins (PA-457), em Santarém, oeste do Pará. A mãe, Maria Roseane de Castro Pinto, moradora da Vila Balneária de Alter do Chão, estava em sua 39ª semana de gestação e dirigia-se ao hospital quando entrou em trabalho de parto. Ela estava grávida de seu oitavo filho, a Maria Vitória, que nasceu por volta das 9h20. Tanto a mãe quanto o bebê apresentaram bom estado de saúde.

A equipe de atendimento da Unidade Básica de Saúde 24h (UBS 24 H) de Alter do Chão, composta pela enfermeira Karina Fialho, a técnica de enfermagem Amanda Santos, e o condutor da ambulância Valter Souza, foi rapidamente mobilizada para atender à emergência.

Segundo Carina, que é urgentista e emergencista, a situação exigia rapidez e preparo.

“Sabíamos que poderia ser um parto rápido, então a enfermeira precisa ir junto com a equipe para dar o suporte necessário”, relatou.

A ambulância, equipada com todos os materiais para o atendimento de urgência, já estava a caminho da cidade quando, próximo a comunidade Cucurunã, o parto aconteceu.

“Foi tudo muito rápido. Já víamos que a criança estava pronta para nascer. Pedi para o motorista parar, mas antes que isso fosse possível, a bebê nasceu enquanto ainda estávamos em movimento”, descreveu a enfermeira, que conduziu o parto.

Apesar das circunstâncias, o nascimento foi tranquilo, e a bebê veio ao mundo chorando bastante, demonstrando estar saudável. A mãe e a criança foram levadas para o Hospital Municipal de Santarém, passaram por avaliação médica e passam bem.

Karina, que realizou seu primeiro parto em uma ambulância, expressou sua satisfação com a experiência.

“Foi uma sensação maravilhosa, uma experiência única. Trazer ao mundo uma bebê saudável, grande, e bonita… Foi incrível, fiquei extasiada, assim como toda a equipe.”

Além dos desafios do parto em trânsito, a enfermeira destacou a importância de uma equipe bem alinhada e preparada para situações de emergência, especialmente em uma região como Alter do Chão, onde a cobertura inclui áreas de difícil acesso, como ramais e comunidades ribeirinhas. “Precisamos estar prontos para tudo, e isso envolve muita habilidade e trabalho em equipe.”

“A bebê nasceu com muita fome, mas estava ótima, e a pegada dela foi excelente”, concluiu karina.

Fonte:g1 Santarém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/2024/09:01:42

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: