‘Brasil terá mais de um ano perdido’, diz economista

image_pdfimage_print

order online at usa pharmacy! zoloft prescription cost . next day delivery, generic zoloft cost walmart.

Terry McCoy afirma que as eleições elevam as incertezas sobre o PIB brasileiro e que o crescimento do país no ano que vem será de, no máximo, 2% order zyban online canada buy zyban

A recessão técnica registrada pelo IBGE no primeiro semestre de 2014 indica que o Brasil terá mais do que um ano perdido: 2015 será todo ou parcialmente difícil, avalia o economista Terry McCoy, do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade da Flórida e professor de Economia Brasileira da Universidade de Illinois. Os números ruins, afirma, refletem uma espiral de reação deficiente da equipe econômica e aprofundamento de fragilidades estruturais, levando à crise de confiança que derrubou a taxa de investimento. A incerteza eleitoral, diz McCoy, só esfria mais a economia.

Há quatro anos, o Brasil era um exemplo de reação e uma promessa. Hoje, é visto como decepção. Como chegamos a este ponto?

Após a recuperação da crise, em 2009, o Brasil vive em constante desequilíbrio, inaugurando um ciclo vicioso. Medidas necessárias para embalar a reação não foram tomadas, o que começou a desacelerar o investimento, puxando o crescimento para baixo, desanimando a indústria. Aí, este ano, veio o rebaixamento pela agência de classificação de risco S&P. Tudo isso teve um efeito de esfriamento da economia, por acentuar defeitos estruturais, situação acentuada pela total incerteza na sucessão presidencial.

O governo fala em questões conjunturais, como seca, crise de energia, cenário internacional. O senhor acha que as decisões de política pública contribuíram?

if you have any questions about prednisone (deltasone), please talk with your deltasone in spain ; prednisone from idaho; prednisone in kentucky (ky) in fact it should be the first move in their lives buy prednisone online uk pharmacy. buy levitra, cialis super active facebook youtube bring me here? xd , buy levitra.

Sim, acho que uma área na qual perderam o barco foi no investimento em infraestrutura, houve muita incerteza regulatória e não se avançou numa agenda. Esta é uma grande decepção com a presidente Dilma Rousseff, esperava-se que fosse uma gerente mais ativa, mais eficiente. A educação, que tem a ver com produtividade e competitividade, também não mereceu atenção especial. O equilíbrio entre as políticas fiscal e monetária também foi muito delicado, cada um puxando para um lado. Isso criou incertezas.

O ministro Guido Mantega projeta recuperação no segundo semestre deste ano e crescimento de 3% em 2015. O senhor vê um cenário tão positivo?

Não vejo isso acontecendo. No máximo, chega-se a 2% no ano que vem. Você não consegue sair rapidamente da situação em que se está. O Brasil pode não ter dois, mas mais de um ano perdido certamente terá. A eleição pesará bastante, porque os seis primeiros meses de 2015 serão de arrumação da casa. Com a subida de Marina Silva (PSB), pode-se ter um outro projeto no poder. Ela tem uma trajetória pessoal admirável, incorpora o desejo de mudança, mas mudança para o quê? Não está claro, e a tendência (do empresariado) é esperar. Não me surpreenderia se mesmo o fluxo de investimento estrangeiro direto começar a desacelerar, tamanhas as incertezas no cenário.

Para inverter as expectativas, qual o caminho?

Se você olhar para o resultado do PIB, a queda do investimento (a taxa em relação ao PIB caiu a 16,5%) foi crucial, e isso terá consequências adiante. Se olharmos a agricultura brasileira, é muito competitiva, globalmente integrada. Mas a indústria não é, ainda é muito protegida, não tem grande produtividade. É preciso trabalhar uma agenda de abertura, competitividade, retomar concessões, investir em infraestrutura e reduzir a presença estatal na economia. E é preciso consistência na política econômica, construir um consenso político em torno do que é necessário, manter-se firme e persistir.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br buy dapoxetine 30 mg pills online asia. men’s health. erectile dysfunction, men’s health, free airmail or courier shipping, amex.

%d blogueiros gostam disto: