Fiscalização do Ibama embarga 148 hectares de áreas desmatadas ilegalmente
Foto: Superintendência do Ibama na Bahia
Drones identificaram áreas desmatadas no sul do Estado. Foram aplicadas quase R$ 600 mil em multas
A operação Mata Atlântica em Pé, do Ibama, embargou 148,3 hectares de áreas desmatadas ilegalmente e aplicou quase R$ 600 mil em multas, na Bahia.
A ação foi realizada entre os dias 18 e 29 de setembro, cobrindo os municípios de Belmonte, Canavieiras, Mascote, Santa Cruz Cabrália, Ibirapuã, Itabela, Itapebi, Jucuruçu, Mucuri, Porto Seguro e Prado.
Segundo os agentes do Instituto, com base nos alertas de desmatamento emitidos pelo Mapbiomas foi possível identificar diversas áreas em que a vegetação foi suprimida sem qualquer tipo de autorização ou licença. As áreas desmatadas seriam utilizadas para ampliação de áreas de pastagens ou agricultura.
A operação ocorreu em conjunto com o Ministério Público da Bahia (MPBA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Além da integração entre as instituições, o sucesso da iniciativa deveu-se ao uso intensivo de drones, utilizados especialmente para acessar áreas mais difíceis, onde ainda existem remanescentes importantes desse bioma. Além de facilitar a visualização das áreas afetadas, os equipamentos permitiram melhor e mais rápida caracterização do dano ambiental.
Outra importante contribuição da operação foi fornecer aos sistemas de detecção e alertas de desmatamento a classificação da vegetação suprimida com base nas evidências encontradas em campo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibama e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/10/2023/08:43:34
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com