Como é o jatinho de luxo de Wesley Safadão que vai ser leiloado por pelo menos R$ 23 milhões

image_pdfimage_print

Modelo Cessna C680 Citation Sovereign tem alcance para voar de Porto Alegre a Manaus sem escalas

jatinho luxuoso de Wesley Safadão que será leiloado nas próximas semanas com um lance inicial de mais de R$ 23 milhões é um exemplo de uma aeronave executiva média, desenvolvida pela Cessna Aircraft Company em Wichita, Kansas, nos Estados Unidos.

Com alcance transcontinental, o jato é considerado por pilotos como rápido, eficiente, espaçoso e extremamente seguro.

Cabine do Cessna C680 Citation Sovereign, modelo usado por Wesley Safadão
Cabine do Cessna C680 Citation Sovereign, modelo usado por Wesley Safadão

O preço de um modelo novo começa em US$ 18 milhões – algo em torno de R$ 90 milhões – a depender de sua configuração. Quanto maior o número de equipamentos instalados, maior o preço. Mas pode-se encontrar boas opções de modelos usados no mercado. Um Cessna Sovereign produzido em 2005 – 2008 está na faixa dos US$ 7 milhões, ou R$ 34 milhões. A avaliação de aviões é semelhante à de automóveis. No caso dos jatos, horas de voo, condição técnica e lista de equipamentos estão entre os principais ítens observados.

Mas vale a pena comprar um avião tão caro? Bem, uma das formas de fazer o investimento render é a chamada “venda fretada”. Se você compra um aparelho desses mas não usa tanto, existe a opção de aluguel ou fretamento da aeronave. Na indústria aeronáutica é comum ouvir que aviões são feitos para voar. Aeronave no chão é prejuízo na certa.

A cabine do modelo utilizado por Wesley Safadão tem 7,7m de comprimento por 1,73m de altura, oferece espaço para 8 a 9 passageiros, possui assentos giratórios, mesas dobráveis e um lavabo espaçoso. Seu alcance é de alcance de 5,273 km, mais do que suficiente para voar de Porto Alegre a Manaus, sem escalas.

A pedido do cliente, ítens como frigobar, forno de micro-ondas, entretenimento em voo, wi-fi e telefone também podem ser facilmente instalados na galeria frontal. Guarda-roupa e compartimento de bagagem estão normalmente situados na parte traseira.

O projeto do Cessna Sovereign foi desenvolvido inicialmente para atender a demanda do mercado norte-americano por um jato que cobriria voos diretos de costa a costa. Em 1998 Cessna anunciou um modelo que estaria entre o Cessna Excel e o Citation X. A cabine de passageiros do Cessna Sovereign é a mesma do Citation X, mas o alcance máximo de voo e a velocidade de cruzeiro não são tão excelentes, tornando o preço de compra e os custos por hora não tão caros. Os voos de teste começaram em 2002. Em 2004 os certificados de modelo foram concedidos nos EUA e na Europa.

Com a agenda cheia principalmente em cidades do interior, Wesley Safadão levou em conta a agilidade do Cessna C680 Citation Sovereign: dois motores Pratt & Whitney PW306D com alto empuxo de decolagem permitem que o Cessna 680 decole de pistas de 1100 metros, consideradas curtas.

Para se ter uma ideia, a 02L / 20R, uma das pistas do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, tem 1.260  metros de comprimento, onde operam jatos bem maiores como os Boeing 737 da GOL e os Airbus A320, da LATAM. Os mesmos motores DO Citation Sovereign são instalados em jatos mais pesados, por exemplo, Gulfstream G200. O sistema de aviônicos Honeywell Primus Epic mostra informações de voo em 4 monitores LCD, fornecendo alto nível de consciência da situação.

 

Fonte:  LUIZ FARA MONTEIRO | Do R7 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/06/2023/09:40:06

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: