Concurso público FUNAI: Quase 2 mil vagas para pessoas com ensino médio e superior autorizadas! Salario de até R$ 10 mil
(Foto: Reprodução) – Novo concurso público FUNAI é aprovado e edital pode ser lançado em breve. Certame contará com quase 2 mil vagas para nível médio e superior com ótimos salários.
Um novo concurso público Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) foi autorizado recentemente, na última sexta-feira (31), para o preenchimento de milhares de vagas. No total, são 1.938 vagas na FUNAI em caráter temporário, onde 868 são voltados para cargos com exigência de ensino médio e as demais para aqueles que possuem nível superior.
Confira os cargos abertos no concurso público FUNAI
Segundo a portaria assinada pela Ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro substituto dos povos indígenas, Eloy Terena, a publicação do edital para o concurso de vagas na FUNAI deve acontecer dentro de um período de seis meses, ou seja, até o final de junho. No concurso público Funai, aqueles que possuem nível médio, a distribuição das vagas acontecerá da seguinte forma:
Agente de proteção etnoambiental – 204 vagas;
Auxiliar de apoio etnoambiental – 664 vagas.
Nível superior
Especialista de proteção etnoambiental – administrativo – 58 vagas;
Especialista de proteção etnoambiental – ações finalísticas – 112 vagas;
Especialista em proteção territorial – 249 vagas;
Agente de proteção territorial – 660 vagas.
As vagas na FUNAI serão para desenvolver atividades voltadas a proteção e promoção dos direitos dos povos isolados e de recente contato e de proteção territorial das terras indígenas, e ao cumprimento das decisões ligadas às Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, 760 e 991 e de outras sentenças judiciais que determinam a realização de operações de fiscalização e desintrusão de grande monta em Terras Indígenas, no âmbito da FUNAI.
A duração do concurso público FUNAI ainda deve ser confirmada, contudo, o documento confirma que poderão ser prorrogados, de acordo com as necessidades do órgão.
Outro concurso público FUNAI com vagas temporárias
Vale mencionar que em 2024 a Funai já recebeu um outro aval para concurso com vagas temporárias, cujos preparativos já foram iniciados. Como o aval saiu em setembro, o prazo limite para o edital sair é até março deste ano. Nesta primeira autorização, o aval visa gerar 25 vagas na FUNAI para profissionais atuarem em atividades técnicas de complexidade intelectual, nos seguintes cargos:
Gestor em licenciamento ambiental: duas vagas; e
Analista ambiental: dez vagas;
Gestor em regularização fundiária de terras indígenas: uma vaga.
Analista em regularização fundiária de terras indígenas: uma vaga;
Analista em georeferenciamento de terras indígenas: uma vaga;
Analista socioambiental: dez vagas.
As contratações serão realizadas por um prazo de até quatro anos, com chance de prorrogação. A escolha da banca organizadora já foi iniciada. As instituições interessadas tiveram até o dia 9 de dezembro para encaminhar suas propostas. O resultado da licitação deve ser divulgado nas próximas semanas.
FUNAI realiza pedido de 751 vagas efetivas
A FUNAI não está se limitando apenas às contratações temporárias e também está em busca de autorização para um novo concurso público com 751 vagas na FUNAI para efetivos. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Públicos (MGI). Segundo informações do Ministério dos Povos Indígenas, as oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira:
Nível superior: 283 vagas para a carreira de especialista em indigenismo;
Nível médio: 468 vagas para a carreira de técnico em indigenismo.
Embora a carreira de especialistas contemple vários cargos, o MPI não especificou quais funções serão ofertadas. No caso de técnico em indigenismo, a função corresponde ao antigo cargo de agente em indigenismo, que foi contemplado no último edital da Funai.
É importante mencionar que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas recebeu, em 2023, uma autorização para preencher 502 vagas na FUNAI em cargos de níveis médio e superior.
Fonte: Valdemar Medeiros – Google News e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/01/2025/09:00:01
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com