Dia de Luta pela Reforma Agrária: MPF recomenda ao Incra medidas para destinação de área em Tailândia (PA)

image_pdfimage_print
Data é relembrada anualmente em 17 de abril – (Imagem ilustrativa/Reprodução)

Nesta semana do Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, 17 de abril, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a tomada de medidas para avaliação da viabilidade de que um imóvel rural em Tailândia, no Pará, seja destinado ao Programa Nacional de Reforma Agrária.

Denominada fazenda São Thomaz, a área tem 2,5 mil hectares, dos quais 1,5 mil têm possibilidade de serem destinados à reforma agrária. O MPF recomenda que a avaliação do Incra considere aspectos agronômicos sobre a qualidade das terras, mercado regional, recursos hídricos, florestais e ambientais.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão no Pará, Sadi Machado, também recomendou que o Incra avalie a capacidade e produza estudo sobre a geração de renda de famílias potencialmente beneficiadas, com indicação das famílias pertencentes à Associação dos Agricultores Brava Gente do Município de Tailândia (Abragemuta).

Manifestação do Iterpa – A Abragemuta chegou a solicitar que a destinação da área para reforma agrária fosse feita pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa). O Iterpa analisou o tema e concluiu que uma parte significativa da área é de propriedade privada, passível de desapropriação para a reforma agrária pelo Incra, e a outra parte são terras públicas, que também podem ser destinadas à reforma agrária por meio do Incra.

O que são recomendações? – Recomendações são instrumentos do Ministério Público que servem para alertar agentes públicos sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma irregularidade.

O não acatamento infundado de uma recomendação ou a insuficiência dos fundamentos apresentados para não a acatar total ou parcialmente pode levar o Ministério Público a adotar as medidas judiciais cabíveis.

Fonte: Ministério Público Federal no Pará  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/04/2024/06:31:56

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: