Diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos deve ocorrer até 20 de novembro, diz TRE-PA
Foto: Reprodução | Segundo o TRE, apesar do prazo, data de cada cerimônia pode variar conforme o calendário eleitoral municipal.
Os prefeitos, vices e vereadores eleitos no último domingo (06/10) devem ser diplomados pela Justiça Eleitoral antes de assumir os seus respectivos cargos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a diplomação deve ocorrer até o dia 20 de novembro, enquanto que a posse para o novo mandato será em 1º de janeiro de 2025.A data da cerimônia não é definida pelo TRE e pode variar conforme o calendário eleitoral municipal. “Essa decisão não cabe apenas ao TRE do Pará, já que ela deve seguir o calendário eleitoral municipal e as regras da legislação”.
Conforme explica a Justiça Eleitoral do Pará, o processo de diplomação é a fase final do ciclo eleitoral e consiste na entrega formal do diploma que confirma o resultado das urnas, garantindo que o candidato está apto a assumir o cargo.
“Esse documento é essencial para que os eleitos possam ser empossados. Tudo começa após a apuração dos votos, quando a Justiça Eleitoral totaliza os resultados e proclama oficialmente os vencedores. Nesse momento, o TRE do Pará confirma quais candidatos foram eleitos e inicia os preparativos para a diplomação”, explica o órgão. Somente após a diplomação, os candidatos eleitos estarão habilitados para tomar posse e assumir os seus cargos.
Cerimônia de diplomação
A cerimônia de diplomação comumente é realizada em uma sede do cartório eleitoral ou em um local designado pela Justiça Eleitoral, podendo variar de acordo com a localidade. Para receber o diploma, os eleitos devem apresentar algumas documentações, como comprovante de quitação eleitoral e declaração de bens, para garantir que os candidatos estão aptos a assumir seus cargos.
A diplomação comprova que os candidatos foram escolhidos de acordo com a legislação eleitoral, sem o reconhecimento, os políticos não podem assumir oficialmente seus cargos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Código Eleitoral estabelece que no diploma conste o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Candidatos que estão com registro de candidatura indeferido, mesmo que ainda estejam sub judice, não podem ser diplomados. “Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral não decidir sobre eventual recurso contra expedição do diploma, o diplomado ou a diplomada poderá exercer o mandato em toda sua plenitude (art. 216, do CE). Esse recurso está previsto no art. 262 do Código Eleitoral e deve ser interposto no prazo de três dias contados da diplomação”, informa o TSE.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/10/2024/07:14:24
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com