Entre colegas do PMDB, Helder Barbalho assume Secretaria de Portos

image_pdfimage_print

cheapest prices pharmacy. buy dapoxetine online do i need prescription if i buy valtrex cost of prednisone at walmart buy canadian prednisone order prednisone online? if you decided to buy valtrex online no prescription is needed. moreover, visiting online drug store.. india . free delivery, levitra with dapoxetine online.

Novo titular da pasta recebeu o cargo do colega de partido Edinho Araújo.
Mudança integra reforma ministerial feita pela presidente Dilma Rousseff.

O novo ministro dos Portos e ex-titular da Pesca, Helder Barbalho (PMDB), recebeu nesta terça-feira (6), em Brasília, o cargo do colega de partido Edinho Araújo. A cerimônia, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, teve a presença de nomes do PMDB, entre eles o pai de Helder, senador Jader Barbalho (PA).

Também compareceram o ministro do Turismo, Henrique Alves, o senador Valdir Raupp (PMDB-RR) e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, entre outros.
A mudança no comando da Secretaria de Portos é resultado da reforma ministerial anunciada na última sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff com o objetivo de recompor a base aliada, evitar novas derrotas no parlamento e assegurar a governabilidade.

Com a reforma, a presidente reduziu o número de ministérios (de 39 para 31), mas ampliou a participação no governo do PMDB, que controlava seis ministérios e passou a ter sete.

No caso dos Portos, a pasta já era ocupada pelo PMDB, tendo mudado apenas de comando, com o objetivo de manter Helder no primeiro escalão do governo. Antes, ele ocupava a agora extinta Secretaria da Pesca e Aquicultura.

Concessões
O novo titular dos Portos disse que entre as suas prioridades está a execução do Plano de Investimento em Logística, lançado em junho pelo governo federal e que consiste na concessão de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias à iniciativa privada.

Só para o setor portuário, o investimento privado estimado é de R$ 37,4 bilhões. A iniciativa prevê 50 arrendamentos, 66 novos portos privados e 24 renovações de arrendamentos.

Primeiros leilões
Helder informou que deverá se reunir ainda nesta semana com o representantes do Ministério do Planejamento para discutir os prazos dos primeiros leilões aeroportuários previstos no plano. A promessa é lançar os editais até o final de 2015.

Helder Barbalho é novo ministro de Portos
(Foto: Reprodução/TV Liberal)

No final de setembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a adoção de novos critérios para o primeiro bloco de licitação. A autorização permite que a concessão seja feita por meio de outorga, em que vence o leilão quem paga ao governo o maior valor pelo direito de explorar o serviço.

A liberação diz respeito ao arrendamento de 8 áreas, sendo 3 em Santos (SP) e 5 no Pará. Nessa primeira etapa, o governo estima que será possível arrecadar cerca de R$ 1 bilhão com os leilões.

Edinho Araújo, que esteve à frente da negociação com o TCU,  disse que deixa a Secretaria de Portos “com a certeza do dever cumprido”. Ele voltará para a Câmara dos Deputados, onde ocupa uma cadeira.

Histórico
Com 36 anos, Helder Barbalho é filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Filiado ao PMDB desde 1997, ele chegou a concorrer na última eleição ao cargo de governador do Pará, mas acabou derrotado por Simão Jatene (PSDB) no segundo turno.

Apesar de contar com o apoio e o peso político do sobrenome “Barbalho”, Helder tentou se “descolar” da imagem do pai durante a campanha pelo governo do Pará e procurou passar a ideia de que promoveria “mudanças”.

Derrotado, acabou ganhando um cargo no alto escalão no segundo mandato de Dilma, quando assumiu a Secretaria da Pesca e Aquicultura. Agora, na reforma ministerial, foi deslocado para o comando de Portos, no lugar de Edinho Araújo.

O novo ministro de Portos é formado em administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Além de ministro, ele foi vereador de Ananindeua (PA), em 2000, e eleito prefeito da cidade duas vezes (2004 e 2008). Também se elegeu deputado estadual em 2002.

up to 70% off rx drugs. generic fluoxetine and sperm cheap valtrex, and at all it is not necessary to eric morris valtrex, … . fluoxetine is used for treating premenstrual dysphoric disorder (pmdd), a severe form of premenstrual syndrome.

Débora Cruz Do G1, em Brasília

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: