Equatorial alerta para cuidados com eletricidade no Carnaval em casa

image_pdfimage_print

Mesmo sem feriado, a população deve ficar atenta para cuidados com as instalações dentro do imóvel  (Foto:Reprodução)

Devido ao agravamento da pandemia provocada pela covid-19, o Carnaval nas ruas e nos salões foi cancelado. Por conta disso, muitas pessoas passarão o período em casa, seja trabalhando ou aproveitando uns dias de folga. De acordo com essa nova situação, a Equatorial Energia Pará enumerou uma série de recomendações de segurança com a rede elétrica nesses dias, para evitar acidentes e preservar a qualidade do fornecimento de energia.

De acordo com o executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, descuidos dentro de casa podem acarretar acidentes, que podem ser graves. “As tomadas têm um limite de cargas e é preciso se atentar para isso, porque quando é sobrecarregada os riscos de curto-circuito são evidentes, além, de haver superaquecimento, queima de aparelhos e risco grande de incêndios”, esclarece.

Em algumas regiões do Pará, esse também é o período de muitas chuvas, o que favorece o risco de choques e sobrecargas elétricas. Então os cuidados devem ser redobrados.  É importante evitar contato com tomadas e com aparelhos ligados, já que água e energia não combinam. Em casos de alagamento, é necessário desligar a chave geral do imóvel para evitar que fios descascados entrem em contato com a água.

Confira outras recomendações da Equatorial Pará:  
– Não ligue aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
– Evite improvisos (gambiarras), pois isso aumenta o risco de acidentes com a rede elétrica.
– Se no quintal da sua casa tiver árvores e estiver chovendo, não as utilize como abrigo, pois árvores podem atrair raios.
– Qualquer conserto elétrico, deve ser feito por profissionais capacitados na área, sempre após o bloqueio da fonte de energia.
– Só plugue mais de um equipamento em benjamins quando estiver certo de que eles possuem baixa potência e juntos não provocarão sobrecarga.
– Não deixe fios desencapados. Eles podem causar choques e curtos-circuitos.
– Nunca apague fogo de curto-circuito com água. Se o incêndio acontecer em circuitos energizados, não jogue água, pois ela é condutora de eletricidade.

Fonte:Equatorial

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: