Escapamentos adulterados de motocicletas aprendidas em operação são destruídos em Santarém

image_pdfimage_print

Mais de 100 escapamentos adulterados de motocicletas foram destruídos — Foto: Zé Rodrigues/ TV Tapajós

Mais de 100 escapamentos foram apreendidos durante operações realizadas nos últimos meses no município.

Aproximadamente 150 escapamentos adulterados de motocicletas foram destruídos na manhã desta quinta-feira (11), no pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), em Santarém, oeste Pará. Os motociclistas que circulam com escapamentos adulterados estão sujeitos a remoção do veículo e pagamento de multa.

De acordo com o agente de fiscalização da 1ª Ciretran, José de Sousa, todos os escapamentos destruídos foram apreendidos durante as operações “Silêncio” e “Duas Rodas”, realizadas pelos órgãos de trânsito nos últimos meses.

Ainda de acordo com o agente, escapamentos adulterados e sem o abafador, além de causarem perturbação e tirarem o sossego, podem resultar em problemas para o condutor, pois este comete infração de natureza grave de trânsito, e pode perder cinco pontos na carteira de habilitação além de ter o veículo apreendido.

“Trata-se de uma adulteração de característica, escapamento ou descarga livre. É lavrado o auto de infração para o condutor flagrado, e caso o usuário não regularize a situação no momento da abordagem, o veículo é removido para o pátio do Detran”, disse o agente José de Sousa.

O comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAmb), capitão Osmarley Furtado, disse que qualquer barulho que possa prejudicar a saúde auditiva da população é caracterizado como crime ambiental. O motociclista que for flagrado conduzindo o veículo com esse tipo de escapamento, pode responder na justiça por poluição sonora.

“O infrator além de estar cometendo crime de poluição sonora, ele também está infringindo as leis de trânsito. A Polícia Militar, Detran, Semma, todos em ronda ostensiva podem parar o cidadão e aplicar as multas e as sansações penais tranquilamente”, informou o capitão.

A ação de destruição dos escapamentos adulterados é alusiva ao Maio Amarelo, movimento criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Após os escapamentos destruídos virarem sucatas, todo material será vendido e o dinheiro apurado será revertido em ação social, com distribuição de cestas básicas.

Fonte G1 Santarém/ Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 12/05/2023/06:42:52

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: