Fazendeiros fazem doação de 8.500 hectares de terras para reforma agrária no km 1.000

image_pdfimage_print

Uma atitude rara, talvez inédita no Brasil foi tomada por dois proprietários rurais no município de Novo Progresso. Os irmãos Cristian e Anderson Toste confirmaram para o repórter Edson Santos do DiaDia Progresso, que cederam metade da área de terras que usufruem posse numa gleba a cerca de 09 km de distância do distrito do Km 1.000.
Anderson Luis Toste, disse que a área da Fazenda Londrina é muito grande, cerca de 17.000 hectares e resolveram ceder a metade 8.500 hectares, para o SINTRAFF-Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Castelo de Sonhos. A exigência que os irmãos fizeram para a entidade é que as terras sejam destinadas para reforma agrária, sendo o assentamento a ser criado no local, composto exclusivamente de famílias carentes de agricultores que ainda não possuam nenhuma área de terras.
O presidente do SINTRAFF de Castelo de Conhos, Aluizio Sampaio popular Alenquer disse na área cedida pelos irmãos Toste será possível assentar aproximadamente 100 famílias.” Vamos procurar fazer tudo dentro da lei, assentar as famílias. Esperamos que essa atitude dos Toste, inspire outros grandes proprietários rurais a ceder áreas que estão inativas para pequenos agricultores, mostrando que a reforma agrária pode ocorrer ordeira e pacificamente”, disse o presidente.
Advogados do sindicato Dr. Rodolfo e Dra. Carla Ciof acompanham todo processo de criação do assentamento na área cedida. Fazem questão de lembrar que esse tipo de doação tem base legal, sendo uma forma de conseguir a legalização, uma pratica que já inclusive orientada pelo STJ. “Será um modelo de assentamento, e servira de exemplo para muitos que detém área muito grande de terras e evidentemente não conseguem documentação”. Frisou o advogado.

Fonte/fotos: DiaDia Progresso
Redação: Édio Rosa Cultura FM – 87.9

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: