Fim da escala 6×1: manifestantes fazem ato em ruas e dentro de shopping de Belém
Manifestantes protestam pelo fim da escala 6×1 com faixas e cartazes. — Foto: Cláudio Pinheiro / O Liberal
Protesto iniciou na praça do Operário e seguiu até a avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, na capital paraense, onde terminou dentro de shopping.
Manifestantes protestaram em ruas e dentro de um shopping de Belém para reivindicar o fim da escala 6×1. O protesto aconteceu nesta sexta-feira (15).
O ato reuniu rodoviários, representantes de sindicatos, entidades sociais e sociedade civil, que pediam pelo fim da escala 6×1 cumprida pelos trabalhadores brasileiros.
Com cartazes contendo frases como “escala 6×1 é desumana” e “trabalhar para viver e não viver para trabalhar”, os manifestantes sairam da Praça do Operário, no bairro São Brás, e percorreram ruas, passando pela avenida Governador José Malcher, seguindo até a avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto.
Depois, eles ocuparam a entrada principal de um shopping que fica na Doca, impediram a entrada de clientes e depois entraram no estabelecimento, onde com palavras de ordem, seguiram pelos corredores, acompanhados pelos seguranças do shopping.
A PM foi acionada e também acompanhou a manifestação. Em nota, o shopping Boulevard informou que o espaço é privado de visitação pública e que por isso, não aceita manifestações para preservar o bem estar de todos. Ainda segundo o shopping, ps manifestantes foram alertados e deixaram o local sem provocar danos.
Na atual escala de trabalho, profissionais trabalham 6 dias na semana e folgam 1. A reinvindicação também pede a aceitação da escala 4×3, onde seriam quatro dias trabalhados e três de folga.
Segundo a organização do evento, a proposta de emenda à constituição feita pela deputada federal Érika Hilton (Psol-SP) já conseguiu 170 assinaturas para começar a tramitação no congresso nacional. Protestos em defesa da PEC foram convocados por movimentos sociais em todo Brasil durante o feriado da Proclamação da República.
Fonte: g1 Pará e TV Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/11/2024/11:15:32
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com