Garimpos ilegais são fechados e maquinários inutilizados pela PF em Curionópolis

image_pdfimage_print

(Foto: Polícia Federal)- A operação Novo Eldorado foi realizada na manhã de terça-feira (16).

Cinco pontos onde funcionam garimpos de ouro ilegais foram fechados e cinco escavadeiras e quatro motores hidráulicos usados no crime ambiental também foram desarticulados no município de Curionópolis, no sudeste paraense. A ação ocorreu durante a operação Novo Eldorado, deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira (16). Ninguém foi preso.

Conforme a PF, em cada garimpo foram encontradas uma escavadeira e dois deles com dois motores cada. Devido a impossibilidade de remoção da área, os maquinários foram destruídos. O prejuízo estimado é de R$ 5 milhões aos criminosos, que ainda não foram identificados. Um aparelho celular, apreendido na operação, deve ajudar os investigadores a chegarem aos responsáveis pela extração ilegal. Os garimpos de ouro ilegal alvo da ação têm área superior a 22 hectares. Os resíduos de garimpagem estariam se sedimentando no leito dos rios da região, principalmente no Rio do Sereno. A PF estima que o valor do ouro extraído ilegalmente seria superior a 12 milhões, com impacto socioambiental de quase R$ 50 milhões, segundo avaliações baseadas na calculadora de impactos monetários do Ministério Público Federal.

Combate

A extração ilegal e predatória de ouro na região é responsável pela grave contaminação por mercúrio dos afluentes dos rios que abastecem a região, bem como a contaminação do solo. O combate feito pela Polícia Federal aos garimpos ilegais na região é constante. As operações atuais são desdobramentos de outras recentes, como a operação Boa Sorte, também de garimpo de ouro, deflagrada em dezembro de 2023.

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/04/2024/15:01:52

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: