Governo Federal decide instalar escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

image_pdfimage_print

Estragos por conta das chuvas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. — Foto: Reprodução

A estrutura vai atuar de forma integrada à Sala de Situação que foi montada em Brasília para organizar as ações de resgate, socorro e ajuda ao estado.

O governo federal decidiu instalar um escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul para acompanhar a situação de calamidade pública no estado devido às fortes chuvas que atingem a região. A estrutura vai atuar de forma integrada à Sala de Situação que foi montada em Brasília para organizar as ações de resgate, socorro e ajuda ao estado. Até agora são 17 ministérios envolvidos nas operações, além das Forças Armadas, PRF, Conab e Dnit. Neste sábado uma nova comitiva de ministros vai ao estado para organizar a estrutura desse novo gabinete. Embarcam ao Rio Grande do Sul o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Em Brasília a Sala de Situação vai continuar mobilizada, inclusive uma reunião foi convocada para ocorrer na tarde deste sábado.

Nesta sexta-feira, o governo publicou uma portaria que orienta os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica a manter os recursos operacionais e logísticos e a informar a necessidade de estrutura para executar novas ações. O documento ainda determina que os comandantes das três Forças Armadas indiquem oficiais que vão atuar no Comando Operacional Conjunto.

Nesta sexta, o presidente Lula voltou a dizer que não vai faltar apoio ao governo do Rio Grande do Sul. E frisou que os 37 ministérios estão à disposição para ajudar nas ações de socorro.

Até a tarde desta sexta-feira, seis aeronaves Forças Armadas atuam em operações de resgate. Se o tempo melhorar, mais 11 aeronaves podem decolar em direção ao estado.

A Força Aérea do Uruguai também ofereceu uma aeronave em apoio. Ao todo, 936 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica atuam no salvamento de vítimas com 81 viaturas e 76 embarcações. Um Hospital de Campanha foi montado em Lajeado e outro deve deve ser criado no município de Estrela.

Fonte: CBN Globo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/05/2024/19:54:57

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: