Ilha das Onças: maiores felinos da Amazônia recebem coleiras com GPS para monitoramento via satélite na costa do Amapá

image_pdfimage_print

Monitoramento capturou 7 onças na Estação Ecológica de Maracá-Jipioca — Foto: Instituto Onça-Pintada/Divulgação

Animais receberam coleiras GPS na Estação Ecológica de Maracá-Jipioca. Área concentra a maior quantidade de onças por metro quadrado no mundo, segundo o ICMBio.

Distante cerca de 6 quilômetros do continente, a Estação Ecológica de Maracá-Jipioca, também chamada de Ilha das Onças, concentra a maior quantidade de onças-pintadas por metro quadrado no mundo, segundo o ICMBio. São 6,7 onças a cada 100 quilômetros quadrados, de acordo com um levantamento divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Onça-Pintada.

A ilha possui cerca de 60 mil hectares e intriga os pesquisadores, que buscam entender como as onças foram parar no local. O monitoramento das onças na estação ecológica é realizado há 3 anos, segundo o Instituto Onça-Pintada, que tem sede em Goiás.

“A gente imagina que vai gastar uns 10 anos para poder entender como que as onças vivem nesta ilha costeira, que está cercada pelo mar e tem uma das mais altas densidades dessa espécie no mundo. Esses animais vivem numa geografia única, que pra ciência é uma novidade”, explicou Leandro Silveira, biólogo e presidente do instituto.

Instituto vai usar GPS para monitoramento — Foto: Instituto Onça-Pintada/Divulgação
Instituto vai usar GPS para monitoramento — Foto: Instituto Onça-Pintada/Divulgação

Um dos objetivos do estudo é entender como a espécie vai se comportar com o crescimento populacional.

“A gente sabe que no mínimo tem ali entre 25 e 30 fêmeas, que têm capacidade de reproduzir pelo menos um filhote a cada ano. Chega uma hora que essa ilha vai tá saturada, mas pelo que a gente tá vendo isso não acontece. Então alguma coisa ocorre, uma dinâmica nessa ecologia que a gente quer entender”, descreveu o biólogo.

Monitoramento por satélite

Pesquisa busca entender dinâmica da espécie na ilha — Foto: Instituto Onça-Pintada/Divulgação
Pesquisa busca entender dinâmica da espécie na ilha — Foto: Instituto Onça-Pintada/Divulgação

A ilha está localizada no delta do Rio Amazonas e sofre influência direta da vazão do rio. Durante o monitoramento, 7 onças foram capturadas e receberam coleiras GPS para o estudo, que vai mostrar o deslocamento dos animais pela ilha.

Ainda segundo o biólogo, qualquer interferência externa pelo mar poderia causar danos diretos aos animais, que possuem como principal base alimentar os peixes.

“Se as espécies de peixes que ela consome sofrerem uma redução drástica, ela será diretamente afetada. Ela funciona muito bem como bioindicador de qualidade ambiental”, acrescentou Silveira.

Estação Ecológica possui cerca de 60 mil hectares — Foto: Instituto Onça-Pintada/Divulgação
Estação Ecológica possui cerca de 60 mil hectares — Foto: Instituto Onça-Pintada/Divulgação

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/05/2024/09:03:41

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: