Imetropará fiscaliza venda de lâmpadas incandescentes

image_pdfimage_print

Versão do produto acima de 60 watts deixaram de ser comercializadas no início do mês
O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) colocou em prática, no último dia 11, uma operação destinada a recolher as lâmpadas incandescentes colocadas à venda nas lojas de Belém. A medida atende a nova legislação elaborada pelo Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE), que estabeleceu o fim da produção desses equipamentos no Brasil. As lâmpadas acima de 60 watts não podem mais ser comercializados desde o dia 1° de julho. Nos quatro pontos visitados, em diferentes bairros da capital, nenhuma irregularidade foi encontrada.

A meta é retirar todas lâmpadas incandescentes do mercado paraense até junho de 2016. As que já foram produzidas podem ser vendidas até junho do ano que vem. O consumidor não procura mais esse tipo de lâmpadas, procura as mais econômicas. Prefere lâmpadas que gastem menos energia e possuam melhor iluminação”, destaca a gerente da Dicasa, Elizabeth Furtado.

Jorge Alan Ferreira, fiscal de objetos regulamentados do Imetropará, acompanhou a ação e explicou que nos casos em que a equipe de fiscalização encontrar mercadorias irregulares, o material será apreendido e uma penalidade administrativa será aplicada aos fabricantes. “O consumidor deve ficar atento para não comprar uma lâmpada sem ter idéia do impacto que a mesma trará à sua conta de energia. E os fabricantes e lojistas também devem estar atentos aos prazos para não desrespeitarem as normas”, diz ele. A operação vai continuar durante os próximos meses, na capital e interior do Estado.

Conforme o estabelecido pela portaria Interministerial 1.007, os modelos incandescentes de 150W, 100W, 75 W e 200 W já deixaram de ser comercializadas. As últimas a saírem das prateleiras, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilumi), serão as de 25W e 40W, a partir de junho de 2016.

Serviço: O Imetropará mantém fiscalizações diárias. O consumidor que encontrar irregularidades em produtos pode recorrer à Ouvidoria do Imetropará, pelo telefone 3217-0524, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: