Cão é baleado em favela do RJ após ser ‘jurado de morte’ por traficantes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Em menos de 24 horas, dois cães foram baleados em comunidades do Rio e precisaram ser socorridos pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Um cachorro foi baleado na comunidade Para-Pedro, em Irajá, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira (25), após ser jurado de morte por traficantes, segundo moradores da região.

O cão, batizado de Irajá, foi ferido na pata dianteira esquerda, teve a patinha quebrada, e perdeu um dos dedos. O animal foi levado ao Hospital Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, onde foi operado e está se recuperando.

Em menos de 24 horas, dois cães foram baleados em comunidades do Rio e precisaram ser socorridos pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Segundo o secretário Luiz Ramos Filho, os casos de animais “jurados de morte” são cada vez mais recorrentes. Os animais, segundo ele estariam “incomodando” os criminosos: latindo muito, reagindo, correndo atrás das pessoas erradas, protegendo pessoas ou casas.

“Temos atendido muitos animais baleados. Isso vem acontecendo com muita frequência. Ou o animal é baleado em confronto entre policiais e bandidos ou o bichinho é jurado de morte, porque incomodou o chamado poder paralelo. Só por ter latido ou avançado já é o suficiente para ser mais um nas estatísticas da violência, da brutalidade. Nem os animais escapam dessa situação de barbárie extrema que temos vivido”, lamenta o secretário Luiz Ramos Filho.

Outros casos registrados

Cadelinha Nina é atendida após ser baleada — Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais
Cadelinha Nina é atendida após ser baleada — Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais

Na quarta-feira, a cadelinha Nina foi atingida por uma bala perdida durante um confronto entre policiais e criminosos no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Nina estava na frente da sua casa, quando foi atingida por um tiro. A bala entrou pelo tórax e saiu pela pata esquerda dianteira.

Ela foi socorrida no posto veterinário municipal de Vicente de Carvalho e transferida para o Hospital Jorge Vaitsman. Nina passou por cirurgia, recebeu um fixador externo e, segundo os médicos, pode precisar de novos procedimentos para evitar amputação. Nesta quinta-feira, a tutora informou que a cadela recebeu alta e já está em casa.

No início de setembro, um pitbull batizado de Hércules levou três tiros na favela do Batan, em Realengo, Zona Oeste. Ele também foi atendido no hospital veterinário Jorge Vaitsman e segue em recuperação sob os cuidados da prefeitura.

Veja vídeo:

Fonte: g1 RJ/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/09/2025/18:11:55

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: