Menino de 13 anos é a primeira criança do mundo a ser curada de câncer raro e agressivo

image_pdfimage_print

(Foto: Divulgação)- A maioria das crianças acometidas pelo câncer chamado de DIPG morrem em até um ano após o diagnóstico.

Um menino belga de 13 anos, diagnosticado com glicoma do tronco cerebral, tornou-se a primeira criança do mundo a ser curada da doença, considerada rara e agressiva. Ele participou de um estudo clínico sobre potenciais medicamentos para tratar a condição, que costuma acometer crianças com idade entre quatro e seis anos, mas também pode ocorrer em adultos.

A maioria das crianças acometidas por esse câncer morrem em até um ano após o diagnóstico.

Conhecido como glioma pontino intrínseco difuso (DIPG), esse câncer é um tipo raro de tumor cerebral, particularmente agressivo. Um estudo mostrou que apenas 10% dessas crianças sobrevivem por mais dois anos depois dos primeiros sintomas.

Primeira criança curada no mundo

Lucas recebeu o diagnóstico do DIPG aos seis anos de idade e, naquela época, não havia histórico de pacientes curados da doença. Dispostos a tentar uma nova abordagem de tratamento, Lucas e a família viajaram da Bélgica para a França a fim de participar do ensaio clínico Biomede, que testa potenciais medicamentos para o glioma pontino intrínseco difuso.

O oncologista Jacques Grill, chefe do programa de tumores cerebrais do centro de câncer Gustave Roussy, em Paris, conta que a criança respondeu bem ao uso do medicamento Everolimus desde o início. O remédio é uma molécula que age no interior das células do tumor. Exames de ressonância magnética mostraram o tumor desaparecer completamente ainda nos primeiros meses de uso da medicação, mas o tratamento só foi interrompido há um ano e meio.

Outras sete crianças participantes do mesmo estudo sobreviveram anos após o diagnóstico, mas apenas o tumor de Lucas desapareceu completamente. “Não conheço nenhum outro caso como ele no mundo”, disse Grill.Embora os pesquisadores estejam entusiasmados com a nova pista para combater o glioma pontino intrínseco difuso, eles reconhecem que o tratamento ainda é uma opção distante para os pacientes. “Em média, leva de 10 a 15 anos desde que um medicamento experimental se torne uma droga aprovada – é um processo longo e demorado”, disse Grill à AFP.

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 15/02/2024/10:32:34

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: