‘Meninos do agro’: 11 pessoas são presas por desvio e adulteração de grãos no Pará

image_pdfimage_print

Prisões ocorreram em Itaituba, sudoeste do PA. — Foto: Ascom PC-PA

Investigações apontaram que as práticas criminosas causaram um prejuízo estimado de R$ 2 milhões a transportadoras.

Um grupo de 11 pessoas foi preso no Pará durante a operação policial ‘Meninos do agro’. Segundo as investigações, os envolvidos faziam parte de um grupo criminoso que desviava e adulterava cargas de grãos.

A Polícia Civil (PC) informou que as práticas criminosas causaram um prejuízo estimado de R$ 2 milhões a transportadoras.

Além das prisões, que ocorreram em Itaituba, no sudoeste do estado, também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, de acordo com a PC.

A ação foi executada na última semana, por meio das delegacias de Itaituba, Trairão, Placas e Rurópolis, e contou com o apoio de 17 policiais rodoviários federais.

Os agentes relataram que os investigados agiam por meio de um esquema de fraudes, onde a classificação dos grãos, especialmente de milho e soja, eram alteradas, fazendo com que eles fossem liberados para a venda.

Segundo a PRF, os envolvidos “realizavam o carregamento dos grãos destinados à exportação e, em determinado ponto da rota, estacionavam o caminhão para descarregar uma parte da carga de qualidade, substituindo por grãos deteriorados, os quais não possuem utilidade sequer para a produção de ração”.

“Funcionários de empresas de dentro do Porto de Miritituba permitiam a entrada desses grãos avariados após serem pagos indevidamente”, completou a PC.

A PRF ainda disse que as notas fiscais usadas eram válidas e o agendamento no porto estava correto, mas uma parte da carga é considerada inadequada, sendo essencialmente “lixo”.

As investigações, que duraram seis meses, apontaram ainda que funcionários e ex-funcionários da hidrovia, bem como motoristas de caminhões, faziam parte do esquema criminoso.

Fonte: Por g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/02/2024/15:11:59

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: