Moradores da Comunidade Vila Penedo em Jacareacanga anunciam a volta da Força Nacional no Garimpo.
(Foto: Reprodução Facebook) – Após cessar da operação contra as balsas e maquinas de garimpeiros na região do rio Tapajós , moradores divulgaram nesta terça-feira, 1 de março de 2022, a volta da Força Nacional no Garimpo Penendo em Jacareacanga.
A operação que teve início no dia 14 de fevereiro de 2022, com prazo de 30 dias, foi concluída em cinco dias, na sexta-feira, 18. As ações de combate ao garimpo ilegal realizadas pela Polícia Federal e o Ibama, naquela região do Tapajós duraram uma semana de incursões na região de Itaituba e Jacareacanga, os agentes destruíram 21 máquinas escavadeiras e 15 acampamentos usados pelos garimpeiros na região cortada pelo Rio Tapajós.”
Houve ainda a destruição de uma balsa de exploração de ouro no leito do rio, além de motos, carros, motores e 41 mil litros de combustível. As estimativas da PF é de que os bens destruídos somam R$ 12,085 milhões”.
Leia mais>:Operação destrói maquinários de garimpos na região do Tapajós em Jacareacanga
*Clima Tenso – Agentes das Forças Armadas jogam bombas para dispersar manifestantes em Jacareacanga
*PF e Ibama encerram operação e divulgam balanço;R$ 12,085 milhões de bens destruídos de garimpeiros
Conforme relatos de moradores neste final de semana camionetes da Força Nacional e outras sem identificação, voltaram na região.
O morador Nildo Mota De Figueira Damasceno, postou a indignação nas redes sociais.
Veja postagem

Comboio da Força Nacional chegou nesta terça-feira (01/04/22) à comunidade de Penedo.
Mas agora já sabemos o que há por trás de todas essas ações do governo.
Semana passada surgiram rumores de que o presidente Bolsonaro teria se reunido em Brasília com mineradoras para possível liberação das mesmas para garimpagem na Amazônia.
E agora veio a tona a negociação do presidente segundo os sites UOL, e Dinheiro, com pelo menos nove mineradoras, entre elas a Belo Sun do Canadá, a Britânica Anglo American, e brasileira Vale.
Percebe o motivo da expulsão dos garimpeiros segundo o governo garimpeiros esses ilegais???
Pois, é o motivo é que nós não damos lucros gigantescos para a união, enquanto essas multinacionais pagarão milhões em impostos.
E nós se quisermos trabalhar no garimpo, num futuro bem próximo teremos que nos conformar com um mísero salário com carteira assinada.
Conforme contato da redação do Jornal Folha do Progresso com moradora da Vila Penedo na manhã desta quarta-feira (02), disse que homens da Força Nacional estão pela região, no entanto, não foi registrado destruição, violência, uso de força e/ou disparo de arma de fogo.
Por: Jornal Folha do Progresso em 02/03/2022/11:38:21
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com